Você já viu neste espaço nossas dicas de livros e filmes que precisam ser lidos e vistos pelos líderes da sua empresa. Hoje, vamos falar de algumas séries de TV que abordam o tema liderança ou gestão de pessoas e que podem inspirar seus gerentes, diretores e executivos na rotina de trabalho. A combinação de aprendizado, lazer e diversão com certeza vai interessá-los. Afinal, quem nunca perdeu a noção do tempo vendo capítulos e mais capítulos da série favorita?
Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.
Confira nossas dicas:
Leia mais:
Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina
Como você tem convidado os seus líderes para os treinamentos?
O que fazer quando problemas pessoais afetam o desempenho das lideranças
Seus líderes sabem falar e escrever bem o português?
Baseada na série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, Game of Thrones entrou para o Livro dos Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo. A história se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde os invernos duram uma vida inteira e a luta pelo Trono de Ferro continua. A série já tem seis temporadas e deve lançar a sétima em 2017. Ela mostra, entre outras coisas, como exercer a liderança em um cenário turbulento. Disponível na HBO.
A série é uma produção do Netflix que narra a trajetória do deputado Frank Underwood. Depois de não ser nomeado Secretário de Estado, o político resolve sabotar a gestão do presidente eleito dos Estados Unidos. A trama revela suas artimanhas para conseguir, a qualquer custo, alcançar posições cada vez mais estratégicas. Uma das lições para os líderes é a importância de tratar os subordinados com respeito, o que Underwood não faz. Disponível no Netflix.
Ambientada na década de 1960, na agência de publicidade de Sterling Cooper, em Nova York, esta série tem como foco o personagem Don Draper, diretor de criação da empresa, e as pessoas do seu círculo social. Duas coisas chamam a atenção logo no início da temporada: o protagonista gosta de lidar com pessoas inteligentes e tende a tomar decisões justas em relação à equipe; uma mulher introvertida, que entra na agência como secretária, consegue alcançar uma posição de liderança. Disponível no Netflix.
A trama, em formato de falso documentário, retrata o cotidiano dos funcionários de um escritório em Scranton, Pensilvânia, filial da empresa de papel fictícia Dunder Mifflin. O gerente regional da companhia, Michael Scout, acredita ser o melhor amigo de todos, mas seus colegas não o veem como tal. Ele não possui o menor tato para se relacionar ou liderar um time e não entende por que sua equipe não se diverte no ambiente de trabalho, que ele considera ser um sonho. Disponível no Netflix.
Mike Ross (Patrick J. Adams) é um universitário brilhante que abandonou a faculdade e ganha a vida fazendo provas para outras pessoas. Sua sorte muda quando ele é contratado por um dos mais famosos e reconhecidos advogados de Nova York, Harvey Specter (Gabriel Macht). Os dois formam uma dupla praticamente imbatível. Em busca do sucesso, trabalham incansavelmente, estudam a concorrência, se arriscam, consideram diferentes cenários para cada problema e agem sempre com confiança, apesar de apresentarem um comportamento nada ético em certas situações. É uma série que vai mostrar aos seus líderes como exercer influência no dia a dia e lidar com os jogos de poder no meio corporativo. Disponível no Netflix.
Estas são apenas algumas dicas, mas a internet e os canais pagos estão repletos de séries interessantes e que abordam as várias facetas do mundo corporativo. Indique-as aos seus líderes e incentive-os a formarem grupos de discussão. O mais interessante de ver uma série é poder conversar sobre ela e trocar impressões com outras pessoas. Isso é muito saudável e pode ocorrer naqueles momentos de "pausa para o cafezinho" entre os seus gestores.
** Para descrever os resumos das séries, utilizamos informações disponíveis no site Wikipedia.
Que outras dicas você gostaria de ver aqui no Mundo Corporativo? Escreva pra gente no campo de comentários!