Se você fizer uma breve análise dos desafios que enfrentou e superou durante a sua trajetória profissional, é bem provável que constatará que ao solucionar problemas, na maioria das vezes, seguiu caminhos já trilhados e testados por outras pessoas a fim de evitar os riscos do desconhecido.
Só que adotar as práticas que deram certo para outros indivíduos nem sempre funciona, ainda mais quando o contexto no qual você atua não tem nada a ver com a realidade de quem o antecedeu. Nesse caso, fazer as mesmas coisas é contar com a sorte ou então confiar exageradamente na competência que se tem.
A grave verdade é que a postura das pessoas diante de um problema varia bastante. Temos aqueles que ignoram a sua existência, quem enxerga o caso como permanente e irreversível, quem se sente incapaz de sustentar o fardo que recaiu sobre si e ainda aqueles que agem com naturalidade. Você tem dúvidas de que essas pessoas alcançarão resultados diferentes?
Em seu livro "O frio pode ser quente?", Jandira Mansur lembra que uma mesma situação pode provocar percepções distintas e até antagônicas nas pessoas. Numa das passagens mais marcantes da obra, ela inclusive lembra: "Quem já se queimou num pedaço de gelo e sentiu muito frio depois de um banho quente não pode se espantar do frio poder queimar e o quente também esfriar".
No dia a dia de uma organização esses diferentes pontos de vista também coexistem e muita gente acaba batendo cabeça exatamente por se fechar às perspectivas que são apresentadas pelos outros ou se prendem àquilo que deu certo no passado. Deixam de ponderar "e se ?", preferindo prender-se às conclusões precipitadas.
Como o mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico, precisamos estar preparados para as inevitáveis surpresas que surgem de uma hora para a outra e aprender a navegar no caos. Ou seja, ao se deparar com um problema, procure entendê-lo e observá-lo sob vários pontos de vista; não se contente com a primeira solução que aparece em sua mente.
Também identifique as causas de sua ocorrência para eliminá-las ou é quase certo que terá de lidar com a mesma situação desagradável outras vezes. E se você costuma enfrentar os mesmos problemas todo santo dia, há algo de errado contigo ou com a empresa na qual trabalha.
Ao mesmo tempo, evite se fazer de vítima. Ainda que a sua rotina seja pesada e repleta de atropelos, lembre-se de que é possível aproveitar esse momento para amadurecer muito rápido. E é claro, sempre vale lembrar: quem não possui problemas também não tem trabalho.
Mudando apenas nosso jeito de encarar os fatos não resolveremos todos os problemas, mas esse é seguramente o primeiro passo para quem quer solucioná-los de verdade. O otimismo com os "pés no chão", isto é, embasado em fatos e argumentos, pode ser comparado ao componente de combustão de um veículo. Se faltar, não sairemos do lugar, independente da potência do motor.
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