Néias - Observatório de Feminicídios de Londrina adota o artivismo como mote das celebrações do aniversário de três anos do coletivo. Artivismo é uma forma de manifestação que une arte e ativismo e sua concepção data de 19997.
Em homenagem às vítimas de feminicídio cujos julgamentos foram acompanhados pelo Observatório, Néias está instalando um memorial em diversos pontos da cidade. O painel dedicado às mulheres que sofreram violência de gênero traz ainda um QR Code que direciona para os Informes que contam suas histórias.
Além disso, Néias realizará sua primeira Mostra de Artivismos, no dia 27 de abril, na Divisão de Artes Cênicas da UEL. A programação inclui ainda, em parceria com o Cine Diversidades, a exibição seguida de debate do filme “A vida e a morte de Marsha P. Thompson".
Confira a programação dos três anos de Néias
18 de abril a 30 de abril
Instalação do Memorial no Sesc Cadeião.
20 de abril
Instalação do Memorial durante o Feirão da Resistência, no Canto do Marl.
Horário: das 9h às 17h.
20 de abril
Exibição do documentário “A vida e a morte de Marsha P. Thompson”, em parceria com o Cine Diversidades, seguida de roda de conversa com Raffaela Rocha e Cecília França, mediada pela presidenta de Néias Martha Ramirez.
Local: Sesc Cadeião
Horário: 15h
27 de abril
Mostra de Artivismo
Exposição das instalações já realizadas por Néias nos julgamentos da menina Sara (Se essa rua fosse minha), nos atos do 8M no Calçadão, do ato preparado para o julgamento do caso da menina Eduarda, entre outras.
Performances, oficina de lambes e instalações de práticas artivistas realizadas por artistas e coletivos de Londrina e outros estados do Brasil, como Minas Gerais, Maranhão e Salvador.
Finalizando com uma roda de conversa das integrantes de Néias com o público presente.
Local: Divisão de Artes Cênicas da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205 - Centro)
Horário: 15h às 19h