Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Patrimônio tombado

Chafariz da praça Rocha Pombo, no Centro de Londrina, está abandonado

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
08 nov 2023 às 17:38
- Pedro Marconi
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tombada pelo Patrimônio do Paraná desde a década de 1970, a praça Rocha Pombo, no centro de Londrina, está com seu principal atrativo deteriorado. O chafariz que fica no meio do espaço, que outrora atraia visitantes e servia para o registro de fotos, hoje está desligado e com sinais de abandono. A água está turva, o piso que reveste a estrutura repleto de sujeira e ainda com lixo, que vai de camiseta a embalagem de preservativo.


O descuido, que atinge os dois pontos do espelho d’água, começou há cerca de duas semanas. Um cenário que assusta quem passa pela região, que fica ao lado do Terminal Central e em frente ao Museu Histórico. “É feio para a cidade um lugar como esse desse jeito. Vi até uma pomba morta dentro da água. A prefeitura precisava cuidar”, comentou a dona de casa Gláucia Borges.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No chafariz existe uma placa com os dizeres “ajude a cuidar do que é nosso”. “Parecia até ironia ter esse recado, mas estar desse jeito. A sujeira de lixo é a falta de educação das pessoas, mas o jeito que está a água, correndo risco até de ser criadouro do mosquito Aedes aegypti, é de responsabilidade do município”, constatou o vendedor Claudiano Bastos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Resistente!

Banca Rodeio está há mais de 50 anos em Londrina

Imagem de destaque
Análise

No Encontros Folha, reitor da UEPG comenta papel das universidades em formar mão de obra à Indústria 4.0

Imagem de destaque
Saiba mais

Trabalho diante do impacto das novas tecnologias é foco do 21º Encontros Folha

Imagem de destaque
E Grito dos Excluídos

De volta à Leste-Oeste, desfile de sete de setembro em Londrina conta com 53 instituições participantes


A praça foi revitalizada há cinco anos, com troca de fiação, pintura, e a recuperação do mobiliário e reservatório de água. O chafariz foi religado em 2018. Neste ano, o espaço virou alvo de polêmica após a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) pintar paredes, bancos e lixeiras com cores vibrantes sem consultar a Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, já que é um local tombado.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Chafariz da Praça Rocha Pombo está abandonado
Estrutura está com a água turva e lixo acumulado; CMTU e secretaria de Cultura não assumem responsabilidade por conservação do espaço
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade