O pastel de Belém é provavelmente o quitute mais conhecido da culinária ibérica e um dos mais vendidos na Doce Fado, padaria e doceria portuguesa que fica no Mercado Municipal de Curitiba.
A receita do pastelzinho é do século XIX e surgiu da tentativa de subsistência dos monges dos mosteiros dos Jerônimos, em Belém, um bairro de Lisboa, que começaram a vender pastéis doces como forma de ganhar algum dinheiro. Rapidamente a iguaria se tornou famosa no país, chegando depois a outras localidades graças a colonização portuguesa.
Na Doce Fado, o docinho é preparado de forma artesanal e assado em formas apropriadas - que parecem formas de empada. Por dia, são vendidos 350 pasteizinhos de Belém com 60 gramas, no valor de R$ 4,50.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
Os ingredientes são basicamente ovo, leite, farinha de trigo, amido, açúcar, limão e canela, porém o toque especial do chef é o grande segredo. ""O pastel de Belém é a razão que move o nosso trabalho, é nossa grande vitrine"’, afirma Paulo Cordeiro, sócio e chef confeiteiro da Doce Fado.
A empresa é resultado da união das famílias Cordeiro e Galvão (tradicionais no segmento em Portugal) à família Romanelli - atuante na área de indústria de alimentos no Brasil há mais de 60 anos. A primeira loja foi recém-inaugurada no Mercado Municipal, um dos pontos de
referência em produtos alimentícios na cidade, trazendo um pouco de Portugal para a capital paranaense.
O cardápio da Doce Fado é variado, composto por mais de 30 opções entre doces, salgados e pães, destacando-se o pastel de Belém, o pastel de Santa Clara, o travesseiro de Sintra, o tachinho do abade, o toucinho do céu, a empada e o bolinho de bacalhau, bem como o pão tradicional, com as variações de nozes com alecrim, de azeite e azeitonas pretas e de calabresa. Para manter a tradição e o sabor original das receitas, os ingredientes são todos portugueses e a cozinha é comandada por chefs confeiteiros vindos direto de Portugal, que elaboram todos os produtos de forma artesanal. A loja também oferece importados portugueses, incluindo vinhos, azeites especiais e licores, como o Beirão, a Ginjinha de Óbidos e de amêndoas amargas.
Serviço:
Doce Fado
Av. Sete de Setembro, 865
Box 55 - Mercado Municipal - Curitiba -PR
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado 9h às 18h
Domingo: 9h às 13h.