Com esse tempo mais gelado que está fazendo, não há como não pensar em uma bebida para aquecer. Vinho, uísque, conhaque. As bebidas quentes sempre vem à cabeça quando o assunto é dar aquela esquentadinha.
No entanto, para quem não abre mão da cerveja, a época também é propícia para degustar alguns sabores artesanais, basta saber escolher bem o estilo. "A diferença vem na escolha do estilo. Para os dias mais frios, as cervejas recomendadas são as que possuem teor alcoólico mais elevado, pois elas promovem a sensação de aquecimento", afirma o Mestre Cervejeiro, Luciano Fialho.
Cerveja é sinônimo de frescor, dias quentes, praia. Disso todo mundo sabe. Quando o sol se esconde, a tendência é que a bebida seja colocada de lado. Contudo, a bebida artesanal por apresentar diversos estilos, pode continuar como uma boa companhia para aquecer no inverno. "Existe uma variedade enorme de cervejas, que utilizam ingredientes que favorecem todas as estações do ano. O mundo cervejeiro é rico em estilos, e alguns casam muito bem com os meses mais gelados. O segredo de tudo é saber escolher. Com aromas e amargor marcantes na composição, as artesanais caem muito bem nesta temporada fria", diz Fialho.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
Para escolher as cervejas a dica é apostar no volume alcoólico. "As mais alcoólicas causam uma sensação de aquecimento no corpo, por isso a indicação é tomar mais no inverno", explica Fialho. Os estilos mais indicados são a Stout, IPA e Golden. "A Stout, por exemplo, é excelente para os dias frios por apresentar um teor alcoólico de 9,6%, e ainda contar com malte de chocolate, que dá ainda mais sensação de aquecimento. Outras cervejas como a IPA, que apresenta volume alcoólico de 6,8% e Golden, 5,3% são ótimas opções. Além do álcool, elas ainda têm o amargor característico e sabor intenso, forte o suficiente para os dias mais frios", finaliza Fialho.
Conheça mais as cervejas:
Golden - Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A Golden é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. Ela se destaca no inverno por seu teor alcoólico.
IPA - A IPA é uma cerveja forte e clara. Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil. Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico.
Imperial Stout - Cerveja bem peculiar com um toque nordestino. A Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau. A cerveja é escura, o que contrasta com as douradas, que assimila mais com o calor. O estilo é ótimo para o inverno por ter uma alta concentração alcoólica. Qualquer bebida com mais álcool traz uma sensação de aquecimento. Para completar, há grande presença de malte tostado e aromas que lembram chocolate.