Acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no Parque de Exposições Dario Macedo em Castro, no Paraná, o 2º encontro Paranaense do Feijão e 2º encontro Brasileiro de comercialização do Feijão. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Castro e Instituto Brasileiro do Feijão e legumes secos - IBRAFE.
O objetivo é preparar pequenos, médios e grandes produtores, para a nova safra, englobando aspectos de produção, consumo, nutricionais, comercialização, industrialização e gastronômico.
O evento, que ano passado teve grande repercussão junto a cadeia produtiva e reuniu grandes empresas e produtores de todo o Estado, esse ano vem com novidades, inclusive um festival gastronômico, que será realizado em uma cozinha experimental da Embrapa e SENAC, com preparo de pratos à base de feijão.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
Estudantes de diversas áreas foram convidados para o evento e terão a oportunidade de ter contato com especialistas e conhecer de perto como funciona a cadeia produtiva do feijão, desde o campo a mesa do consumidor.
O evento contará com um circuito interno de TV que irá transmitir a programação da "TV Feijão" em tempo real nas telas espalhadas pelo parque e também pela internet.
Festival gastronômico
Durante o fstival a cozinha experimental da Embrapa e SENAC irá apresentar pratos salgados e doces à base de feijão, entre eles, destque para brigadeiro, pé-de-moleque, feijoada vegetariana e sorvete de feijão.
Instituições de ensino superior participaram do evento com cursos ligados a área da gastronomia, engenharia de alimentos, nutrição e tecnologia em alimentos estarão presentes no evento.
A idéia é trabalhar o consumo do feijão para que o consumidor tenha alternativas de pratos e diversificação de cardápio, alem de saber um pouco mais sobre os valores nutricionais dos alimentos.
Na sexta-feira (26), haverá uma aula show na cozinha experimental da Embrapa às 11h e no sábado (27-11) ficara a cargo do SENAC também a partir das 11h.
Nos dois dias do encontro serão servidos almoço com pratos a base de feijão. Na sexta-feira será servido, feijão mexicano, feijoada, saladas e outros pratos a base de feijão, além de uma sobremesa especial, Picolé de feijão azuki. No sábado, será servido uma feijoada completa.
O custo do almoço é de R$ 20,00 reais por pessoa.