O hotel Bourbon de Foz do Iguaçu promove até esta quarta-feira (21) o Festival de Cultura e Gastronomia Tailandesa que traz sabores exóticos para o Paraná. A culinária, que é conhecida pelo uso de especiarias e pela combinação inusitada de sabores, está sendo apresentada
pela chef internacional Nuttanit Aunchleesungkat. O festival que acontece desde domingo (19) a partir das 19h30 também conta com apresentações de danças típicas da Tailândia.
O embaixador da Tailândia, Pitchayaphant Charnbhumidol, que esteve presente no lançamento do festival no último sábado (17), disse que Foz do Iguaçu foi escolhida porque a região Sul do Brasil não tem muito conhecimento sobre a cultura e a comida da Tailândia. O festival já passou por São
Paulo, Brasília e Goiânia. Segundo ele, a comida tailandesa utiliza elementos da gastronomia indiana e chinesa e tem como pratos mais tradicionais a salada de mamão verde, a sopa de camarão, carne e frango com curry e o macarrão de arroz frito com camarão.
Entre os vários pratos apresentados no festival está o Satay Gai, um brochete de frango grelhado regado ao molho de amendoim; o Popia Tod, um rolinho primavera de frango com verduras e o Tom Yam Kung, uma tradicional sopa de camarão com capim santo, legumes e pimenta.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
As saladas que fazem parte do cardápio são a de mamão verde com legumes, amendoim, camarão seco e temperos; outra de carne grelhada com legumes e molho especial e uma terceira com frango, camarão, lula, ovos cozidos e verduras com molho especial.
Como sugestões de pratos quentes estão o Frango ao curry verde Thai e legumes; o Talharim de arroz frito com camarão ao estilo Thai; o Filé mignon servido com curry massaman, cebola e batata inglesa; o Filé de frango fatiado com castanha de caju, pimentão, champignon, cebolinha, cebola e molho de ostras e o Pla-Lad-Prik, que é um peixe ao molho de pimenta.
Para finalizar o cardápio são oferecidas sobremesas como arroz moti com manga; gelatina com salada de frutas e doce de abóbora em calda de leite. O gerente geral do Bourbon de Foz, Osvaldo Julio Neto, disse que a ideia dos festivais que o hotel pretende realizar é apresentar a gastronomia
original, ou seja, com ingredientes e chef de cozinha do país escolhido.
''O objetivo é que a pessoa que vier aos festivais conheça de fato como é a gastronomia do país, assim como fizemos com a Tailândia'', disse.
O hotel conta com piscina, centro de beleza, spa, joalheria, joalheria e cinco espaços gastronômicos. A área de eventos tem 5 mil m2 e com 15 espaços para a realização de encontros, congressos, entre outros.