O distrito de São Luiz promove neste final de semana (de 10 a 12 de junho), a 17ª edição da Festa do Café com Frango. Barracas típicas, shows, apresentações artísticas e show pirotécnico estão entre as atrações da festa, que também comemora os 60 anos do distrito. O evento será realizado na praça da igreja São Luiz Gonzaga.
Mostrar o que o distrito produz e integrar a zona urbana com a zona rural são os objetivos da festa, segundo a sua organizadora, Vera Luzia Rampazzo Delmonaco. "Neste ano, a festa vai contar com estacionamento, segurança, enfermeiros e médicos, além, é claro, de oferecer os melhores alimentos possíveis", ressaltou.
"As nossas dificuldades ficam por conta da burocracia, é muita papelada que envolve a festa. Mas toda a comunidade está muito animada", afirmou a organizadora. Conforme Vera Luzia destacou, o ponto alto da festa deve ser a homenagem aos pioneiros, devido aos 60 anos do distrito. "Também, teremos o museu histórico e cultural contando um pouco sobre a história de São Luiz."
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
Á frente da organização da festa desde 2003, Vera Luzia ainda disse que a festa tem a intenção de divulgar as instituições do município, como as Escolas, o Centro de Educação Infantil e o grupo da terceira idade do distrito. "É uma maneira de envolver toda a comunidade na festa. Contamos com a participação não só dos moradores aqui do distrito, mas, também, esperamos que as pessoas da zona urbana compareçam."
A comissão organizadora da festa conta com 12 pessoas e espera que cerca de 20 mil pessoas participem das comemorações. "Esperamos que quem comparecer possa ter segurança, comida boa e muita diversão", concluiu a organizadora da festa.
Segundo o diretor de abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Paulo Gonçalves da Silva, a festa já é uma tradição e tem a importância de dar destaque à mercadoria produzida no distrito. "É importante para o agricultor porque agrega valor ao café e ao frango, produtos comercializados do local."
A Secretaria de Agricultura dá suporte às festas rurais, através do patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). "É uma forma de ajudar nos custos da festa", explicou o diretor. "O setor rural é importante para a cidade e este é o momento de valorizar a zona rural."
18° Encontro dos Produtores de Café
Nesta sexta-feira (11), a partir das 13h, no salão paroquial do distrito, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, juntamente com a Emater, organizam o 18° Encontro dos Produtores de Café. O evento vai discutir as consequências dos avanços tecnológicos na mão de obra dos cafeicultores.
O Encontro conta ainda com o auxílio do Iapar e da cooperativa Integrada. Segundo o engenheiro agrônomo e diretor de desenvolvimento rural, Jefferson Costa Hernandez, o evento vai buscar soluções e alternativas para essa problemática. "Faremos uma análise do futuro dos cafeicultores".
Programação artística
Sexta (10/6)
- 22h – Show com Edilson Pires
Sábado (11/6)
- 16h30 – Show Acústico com Sônia e Edu Marcondes
- 21h30 – Show com Ed Monteiro
- 23h – Show pirotécnico
- 23h30 – Show com Roberta e Santiago
Domingo (12/6)
- 13h – Apresentação do palhaço Pepito e convidados
- 15h – Apresentação de dança dos alunos das Escolas João Rampazzo, Francisco Aquino de Toledo e do Colégio Capitão Euzébio Barbosa de Menezes
- Apresentação de dança do grupo da 3ª idade
- 19h - Show com Lucas e Gabriel