Apesar da chuva e do frio, o movimento no primeiro dia da 10ª edição da Feira Sabores do Paraná foi intenso. Aberto na tarde da última quarta-feira (22) o evento, realizado no pavilhão de exposições do Parque Barigui em Curitiba, já recebeu mais de 1,5 mil pessoas e prossegue até domingo (26).
São 250 produtores da agroindústria familiar que expõe cerca de 1,5 mil produtos de diversas regiões do Estado. Nas gôndolas doces e salgados com sabores para todos os paladares.
Alguns expositores estão participando da Feira pela primeira vez, como as agricultoras Ana Regina e Célia Aparecida Lopes. Elas são vizinhas na comunidade de Roça Velha, em São José dos Pinhais, e estão inscritas no Programa Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura, há pouco mais de um ano.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
A expectativa das produtoras é vender todos os produtos expostos na Feira. Ana Regina trouxe conservas de quiabo, de vagem, de abobrinha, de pepino e de beterraba, entre outras. Os alimentos são produzidos e processados por ela e pelo marido, na pequena propriedade que possuem na região metropolitana de Curitiba.
Já Célia especializou-se em molhos de pimenta e de ervas finas, usados especialmente para temperar carnes e aperitivos. Fabricados na sua própria horta, Célia não revela a receita. "Posso adiantar que vai alho, cebola, manjericão. O resto é segredo como o próprio nome já do produto diz: Segredos do Campo", brincou.
Do outro lado do barracão João Soloviov, de Londrina, ajeita a todo o momento os produtos em seu quiosque. Este é o décimo ano que participa da feira, ou seja, está entre os primeiros que acreditaram no programa. "Comecei na primeira Feira apenas com uma caixa de tempero feito à base de cheiro verde e de molho de hortelã. Agora estou aqui com 1.000 quilos de mercadorias. Tenho uma linha de produção com mais de 50 produtos diferentes", enumerou o agroempreendedor.
João Soloviov trouxe do norte do Estado um grande estoque de patês, geléias e temperos. Algumas de suas receitas já são tradicionais, outras são lançamentos, mas todas desenvolvidas por ele. A variedade de patês chama a atenção como os sabores de tomate seco com rúcula, berinjela com gorgonzola, dois queijos com nozes , tomate seco com nozes e damasco. Também há muita procura por doce enroladinho de mamão, broto de bambu em conserva e pelos temperos prontos para porco no tacho e para carneiro.
Entre as novidades da Feira destaca-se ainda o pó de mandioca, que após reidratado pode ser utilizado no preparo de croquetes, coxinhas, nhoque, bolinhos, purês e outros alimentos. O produto foi desenvolvido por Luiz Rebola Sobrinho, de Paranavaí, que pesquisou durante seis anos até chegar ao resultado desejado. "Estou confiante no sucesso do meu produto, ainda mais que os governos do Estado, do meu município, e até a Conab já mostraram interesse em incluir a mandioca em pó na merenda escolar", disse o expositor.
A Feira Sabores do Paraná traz ainda uma variedade de queijos, defumados e embutidos; bolachas e pães caseiros; licores, sucos e vinhos coloniais; derivados de queijo e de mel; arroz e café orgânicos; doces e compotas; além de artesanato e divulgação e turismo rural no Estado.
Serviço:
Dias – 22 a 26/07/2009
Horário – Quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/07) – 14 h às 22 h
Sábado (25/06) – 12 h às 22 h
Domingo (26/07) – 12h às 21 h
Endereço – pavilhão de exposições do Parque Barigui
Ingressos - R$ 5,00, com bônus de R$ 2,00 que será trocado por uma sacola retornável comemorativa dos 10 anos da feira
Crianças abaixo de 12 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam