O Distrito da Warta vai realizar a "Festa da Leitoa" nos dias 8, 9 e 10 de maio. Um dos principais momentos do evento é o almoço de domingo (10), que será realizado no salão da Paróquia Santo Antônio, região central do distrito, em que será servida a leitoa feita no forno à lenha, comida típica do distrito.
O ingresso para o almoço custa R$ 25 e está à venda no Restaurante Mirim (3398-4114), na Sub Prefeitura da Warta (3398-4100), no Restaurante Cupini (3398-4338) e na Paróquia Santo Antônio (3398-4230).
Os shows de duplas sertanejas, bandas, circo e grupos de danças folclóricas típicas dos colonos poloneses são gratuitos e acontecerão na Praça Padre Aurélio Basso, 76, onde também serão instaladas as barracas de comidas típicas, que valorizam a cultura do local, colonizado na década de 1930 e transformado em distrito no ano de 1953.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
A atração não acontecia desde 2005 e pôde voltar a ser realizada a partir do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
A organização da festa é feita por moradores, que vão montar 35 barracas de artesanato, comidas típicas, brinquedos, estande com ferramentas agrícolas e uma mostra cultural com um painel contando a história do distrito.
De acordo com um dos organizadores do evento, o empresário Jair Cupini, a Festa da Leitoa deve movimentar a economia local com a circulação aproximada de 5 mil pessoas. "Ela resgata a tradição das festas rurais como as quermesses, que acontecem cada vez menos. Queremos que as pessoas conheçam a culinária do distrito e um pouco do lugar que foi colonizado pelos europeus", destaca.
Programação
Sexta-feira (dia 8): às 18h, abertura da festa; às 19h, show com a banda Amigos da Viola.
Sábado (dia 9): às 14h, abertura das barracas; às 16h, início da Mostra Cultural e Fotográfica da colonização do distrito; às 19h30, Santa Missa; às 20h30, show de sertanejo com a dupla Naves e Platini; às 21h30 show com a banda Cobra e Coral.
Domingo (dia 10): às 9h, Santa Missa do Dia das Mães; das 11h30 às 14h, almoço típico no Salão Paroquial com leitoa assada no forno a lenha; às 14h30 início da Mostra Cultural e Fotografias da Colonização do Distrito na praça central; às 15h, apresentação da Troup Aero Circus; às 16h, apresentação de Dança Folclórica com alunos do distrito; às 17h, show sertanejo com a dupla Chico da Viola e Denilson; às 18h30, show com a banda Cobra e Coral.