O município de Antonina, no Litoral do Paraná, é famoso por seu carnaval de rua e por sua arquitetura histórica, com casarios e praças antigas. Mas quem passar por lá vai apreciar também uma rica culinária, com comidas típicas da região. Além do tradicional barreado, camarões, siris, outros frutos do mar podem ser saboreados no Mercado Municipal, que foi restaurado no fim de 2007 pelo Governo do Estado.
O Mercado é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, e fica localizado na baía de Paranaguá. Foram R$ 366 mil em investimentos do Estado na obra de revitalização do espaço, que conta com restaurantes, lojas de artesanato, sorveteria, lanchonete, agência de viagem e banheiros para portadores de necessidades especiais.
O espaço contempla ainda o tradicional mercado de peixe, que foi inaugurado em 2009 para atender pescadores locais com um espaço adequado e de higiene. Há ainda a reforma do trapiche, cuja obra já está em fase final. Tudo isso faz da região uma opção de lazer, um espaço para encontro de moradores e turistas, que podem conhecer um pouco da história do Paraná, saboreando boa comida.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
"Além da minha própria história, a cidade conta a história do Paraná. Na infância, passava minhas férias em Antonina e agora retorno, após 30 anos. Venho lembrar os doces, os bolinhos de camarão, e me deparo com a beleza deste Mercado, sua organização e preservação", conta a moradora de Ponta Grossa, Rosilda Ribas de Campos, 54 anos, que está a passeio com a família.
O proprietário de um dos restaurantes, Joaquim Ferreira dos Santos Filho, 48 anos, conta que a revitalização do Mercado Municipal, do trapiche e do Mercado de Peixes têm atraído cada vez mais turistas para a região. O resultado é o aumento das vendas. "Não conseguimos fechar o restaurante, estamos trabalhando todos os dias, com grande movimento. O Mercado é um local estratégico e tem uma vista linda. Bom para quem vem passear e para quem trabalha aqui", disse.
As vendas também aumentaram para o restaurante comandado por Wilson Clio Filho, 49 anos. "Com a revitalização, o Mercado Municipal se tornou um atrativo turístico muito importante. Aqui, oferecemos um cardápio variado, com barreado, frutos do mar, carnes e massas, atendendo o gosto de todos os clientes", comenta.
Quem passar pelo Mercado também vai encontrar artesanato regional, feito por membros da Associação dos Artesãos de Antonina. "As obras feitas pelo Governo do Estado foram fundamentais para o aumento das vendas. O local, que estava se deteriorando em função de seu abandono até o ano de 2003, agora é um atrativo. E com a abertura do trapiche vamos melhorar ainda mais", afirmou Maria Silzi, 52 anos e artesã há 15.
As obras de revitalização do Mercado estavam paralisadas desde 2003, sendo retomadas pelo Governo Roberto Requião em 2005. O projeto adaptou os espaços e a estética do Mercado, que recebeu nova proposta de aberturas e esquadrias, de forma a acompanhar e preservar as características da arquitetura luso-brasileira e eclética dos casarios da cidade.