A cidade de Morretes, na região serrana do Paraná, é famosa pela produção de ótimas marcas de cachaça. Confirmando o que os amantes bebida já sabiam, a Cúpula da Cachaça 2016, o concurso mais importante do país, acaba de eleger a Porto Morretes Premium como a melhor cachaça do Brasil.
Em uma prova às cegas, 11 degustadores especializados elegeram as 50 melhores marcas do mercado brasileiro, entre brancas e envelhecidas. Mais duas paranaenses ficaram no top 10: a Companheira Extra Premium, de Jandaia do Sul, que conquistou o 3º lugar, e a Porto Morretes Tradição, que ficou em 7º.
O evento, promovido pelo jornal Estado de S. Paulo, foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, em Analândia, no interior de São Paulo. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (28). As 50 bebidas finalistas foram escolhidas dentro de um universo de 250 cachaças votadas pelo público, e produzidas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Distrito Federal.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
Os jurados avaliaram 13 quesitos como aspecto visual, olfato, aroma, gosto e conjunto da obra. A prova teve duração de dois dias.
Reserva do Gerente (2º lugar), de Guarapari (ES), a Sanhaçu Umburana (4º), de Chã Grande (PE), a Reserva 51 (5º), de Pirassununga (SP), a Leblon Signature Merlet (6º), de Patos (MG), a Weber Haus Extra Premium Lote 48 (8º), de Ivoti (RS), a Da Tulha Carvalho (9º), de Mococa (SP), e a Anísio Santiago/ Havana (10º), de Salinas (MG) completam o top 10.