De 1 a 4 de abril de 2011, a colônia holandesa do país estará literalmente em festa. Mais especificamente na cidade de Carambeí (PR) - um dos seis pólos batávicos no Brasil, a 150 km de Curitiba, onde será celebrado o Centenário da Imigração. As festividades ocorrerão dentro do Parque Histórico de Carambeí (PHC - www.parquehistóricodecarambei.com.br), com área de 100 mil m2, que será inaugurado para a ocasião. Está programado o festival de tortas e artesanato, show musical e aéreo, entre outras atrações.
O parque será composto por diversas alas, como parque de exposições e espaços museológicos que contam um pouco da colonização do município. A Casa da Memória, por exemplo, reunirá registros da vida cotidiana dos imigrantes por meio de objetos, roupas e móveis que eles usavam. Já a Vila Histórica representará as casas da primeira vila de Carambeí, assim como a Estação de Trem Carambeí da Brazil Railway Company.
Para homenagear a tecnologia e a arquitetura desenvolvidas pelos holandeses, o parque terá a ‘Engenharia das Águas’, ala que representará as principais soluções aprimoradas por esse povo, como diques e os famosos canais da capital holandesa. O Centro Cultural Amsterdã, por sua vez, reproduzirá um quarteirão com as típicas construções da cidade, incluindo uma réplica de ponte doada pelo governo de Amsterdam.
Leia mais:
No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar
Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito
Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana
Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha
Outro motivo de celebração é a recente sanção da presidente Dilma Roussef sobre o projeto de lei que instituiu 2011 como Ano da Holanda no Brasil. Ele foi apresentado em 2010 pelo secretário da Fazenda do Estado, Luiz Carlos Hauly.
A Festa do Centenário
Não há dúvidas de que, durante os dias destinados à festa, Carambeí será opção certa de passeio para moradores dos distritos vizinhos ou até mesmo turistas de outros estados e do exterior. O evento terá início com o Fórum Empresarial na sexta-feira, dia 01.
No segundo dia, o parque abrirá as portas às 9h15. Estão programados desfiles temáticos com Banda Marcial, inauguração da Vila Histórica de Carambeí com show aéreo, apresentações culturais e show de fogos piromusicais com balonismo, entre outros.
O domingo começará com a Cavalgada dos Imigrantes, no centro de Carambeí, e término no Parque Histórico onde será celebrado culto ecumênico para toda a população e convidados da festa, além da meia maratona do Centenário da BRF.
No dia 4 de abril, será lançado o segundo livro da Coleção Imigrantes. A publicação esclarecerá detalhes da trajetória da Associação do Parque Histórico de Carambeí, cuja diretoria é formada por Dick Carlos de Geus, Franke Dijkstra e Gaspar João de Geus. Além de descendentes de holandeses, todos possuem forte vínculo com o agronegócio da região.
Para que todos os brasileiros e holandeses possam acompanhar e participar do calendário de eventos programados para 2011, a embaixada da Holanda no Brasil disponibilizou o seguinte endereço eletrônico: www.anodaholandanobrasil.com.br.