O cálcio é um nutriente fundamental para o funcionamento do corpo, além de ser o mineral presente em maior quantidade no organismo. Ele também possui as mais variadas funções, principalmente na formação de ossos, dentes e unhas, além de auxiliar no funcionamento do intestino, coração e sistema nervoso ao proteger contra a depressão.
Algumas pessoas acreditam que só se consegue obter boas quantidades de cálcio através do leite animal e seus derivados, mas há uma infinidade de leites fortificados e alimentos que podem suprir a necessidade.
Outra forma de repor cálcio no organismo é também consumir alimentos como gergelim, brócolis cru, tofu, amêndoas, açaí, couve refogada, espinafre, feijão, verduras escuras, ameixa seca e agrião.
Leia mais:
Roteiro para fãs de coxinha tem rodízio, versão de um quilo e recheada de morango ou pernil
Produtos regionais, collabs e inteligência artificial são tendências gastronômicas para 2025
Alface está na época: faça estas dez receitas deliciosas
Exagerou nas festas? Veja dicas de nutricionista de como se recuperar da comilança
Os sinais de que os níveis de cálcio estão baixos no organismo são: câimbras, formigamento, falta de memória, depressão, irritabilidade, falta de controle da pressão arterial, palpitações, osteoporose, quebra espontânea dos dentes e cáries.
No que diz respeito à saúde óssea, devemos considerar a vitamina D e a atividade física como primordiais para a absorção do nutriente, já que é a luz solar é a responsável por ajudar o organismo a metabolizar o cálcio e fixá-lo nos ossos.
Fontes de cálcio
A nutricionista Alessandra Luglio, adepta a dieta à base de plantas, comenta em quais bebidas podemos encontrar esse importante nutriente.
“É um erro comum acreditar que só se consegue obter boas quantidades de cálcio através do leite animal e seus derivados. Existe uma infinidade de leites vegetais fortificados e com nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Para essas pessoas que não fazem questão de incluir o leite de origem animal na dieta, vale investir em bebidas vegetais”, explica a nutricionista.