Leve e saboroso, o palmito é perfeito tanto para quem busca uma refeição com poucas calorias quanto para quem quer incrementar uma receita. A iguaria contém sais minerais como ferro, fósforo e cálcio e é rico em vitamina C, tudo isso com poucas calorias.
O palmito faz parte da história do Brasil muito antes da colonização do país. O alimento já era consumido por índios e chegou a ser citado por Pero Vaz de Caminha em uma carta ao rei de Portugal. No registro, o português relatou o prazer de ter comido muitos e bons palmitos por aqui.
Na culinária, os três tipos de palmito (açaí, juçara e pupunha) são bem semelhantes: todos podem ser usados em saladas, recheios de tortas e acompanhando grelhados. O pupunha, porém, é mais macio, um pouco menos fibroso do que as outras duas variedades, e tem sabor ligeiramente mais doce. Ele é o tipo mais usado.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Para não errar na escolha dispense embalagens que contenham palmito escuro ou coloração rosada ou ainda água esbranquiçada. Isso sugere a presença de substâncias nocivas à saúde. Também dispense os palmitos que flutuam no vidro: isso é sinal de que estão ficando duros pela falta de oxigenação. Antes de preparar as receitas, é recomendado ferver os palmitos antes de utilizá-los em alguma receita, para evitar riscos de botulismo, uma grave intoxicação alimentar causada por uma bactéria que se desenvolve em ambientes sem oxigênio como é o caso dos vidros e latas de conserva.
Versátil, o palmito rende pratos deliciosos. Separamos 20 receitas para você deixar seu final de semana mais saboroso. Confira: (Com informações da Nestlé)