Não é de hoje que os alimentos em conserva são consumidos pelas pessoas. De acordo com o site Ehow, os primeiros picles apareceram na antiga Mesopotâmia, onde hoje é o Oriente Médio. Além do pepino, as conservas também podem ser feitas com outros legumes como cenoura, couve-flor, brócolis e cebola.
Amados por uns e odiados por outros, os picles muitas vezes acabam deixados no canto do prato. Mas o que muita gente não sabe é que existem benefícios no consumo desses alimentos. O canal Saúde na Rotina produziu um vídeo bem-humorado citando 15 benefícios dos famosos picles para a saúde. Confira:
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Como fazer seu próprio picles
Corte os legumes (pepino japonês, cenoura, nabo, couve-flor) em pedaços regulares. Com exceção dos que podem ser ingeridos crús, e coloque num vidro limpo e seco (veja abaixo como esterilizar os vidros de conservas).
Ferva 700 ml vinagre branco, com 1 litro de água, 6 colheres (de café) de sal e 6 colheres (de sopa) açúcar. Reserve.
Ferva rapidamente os legumes do picles para que fiquem mais macios. Não é para cozinhar - leve ao fogo em água fria e quando levantar fervura, desligue. Em seguida coloque os legumes em portes de vidro. Encha os recipientes com a mistura de vinagre e água com sal e açúcar. Tampe os vidros e aguarde dois ou três dias para consumir.
Dicas
Para acentuar a cor dos legumes, coloque 1 colher de sopa de Ajinomoto sobre os legumes e antes de colocar o vinagre.
Se você preferir picles um pouco mais suaves, acrescente água ao vinagre antes de ferver (metade ou 1/4 do volume de vinagre em água).
Você pode colocar no vidro folhas de louro, dentes de alho e pimenta antes de colocar o vinagre, mas cuidado com a pimenta: se for colocar com as sementes, não tire o cabo, nem corte, pois vai deixar os picles ardidos demais, pode-se usar pimenta do reino em grão também.
Para fazer só com cebolinhas o processo é o mesmo, mas deixe uns 2 dias a mais curtindo.
Esterilização dos frascos de vidro
Para esterilizar os frascos de vidro que serão utilizados para armazenar sua conserva em vinagre, basta seguir estes passos:
Coloque um pano de algodão limpo no fundo de uma panela grande, que será utilizada para ferver os recipientes. Acomode os frascos de vidro com a boca virada para baixo, sem tampa, sobre o pano. O pano de algodão serve como segurança e proteção, para evitar que o vidro se quebre durante o processo de fervura da esterilização.
Encha a panela com água, o máximo que você conseguir. Leve ao fogo e deixe fervendo por aproximadamente 20 minutos. Quando estiver faltando 5 minutos para o término da fervura dos frascos, coloque as tampas para ferver também. 5 minutos são suficientes para esterilizar as tampas.
Apague o fogo e deixe a panela esfriando. Apenas retire os frascos e tampas no momento em que você for utilizá-los.
Fique atento: verifique cuidadosamente a borda superior do frasco, tendo a certeza de que não existe nenhuma lasca ou quebra aparente. Analise também a parte interna da tampa à ser utilizada, evitando utilizá-la caso existam rupturas ou danos à rosca interna. Dessa maneira você garante que sua conserva será fechada a vácuo por completo, garantindo a validade pelo maior período possível.