Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Típicos da Itália

Veja segredinhos para preparar tomates secos

Redação Bonde
21 nov 2011 às 08:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ele é considerado uma iguaria muito saborosa – e, principalmente a partir da década de 1980, passou a ser acrescentado a um infindável número de receitas. Aos poucos, o tomate seco, o fruto desidratado e misturado a temperos como alho e ervas – ganhou espaço e hoje já aparece nas prateleiras de todo supermercado.

Tem quem aprecie no sanduíche, no risoto, decorando saladas, servido como entrada... A versatilidade do tomate seco ganhou o mundo e já não guarda muitos segredos. Mesmo assim, vale a pena conhecer pequenos 'truques' revelados por quem entende do assunto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O processo de produção do tomate seco é originário dos vilarejos do sul da Itália, onde os frutos eram secados no sol. Segundo o sócio-proprietário do Avenida Paulista Pizza Bar, Roberto Magnani, hoje a elaboração do condimento mudou, mas continua sendo artesanal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Magnani comenta que o tomate seco precisa ser tenro, levemente carnudo e bem temperado. ''Nós os assamos no forno à lenha lento pela manhã, aproveitando a caloria residual da noite'', destaca. Ainda de acordo com ele, todos os dias são removidas as sementes dos tomates tipo italiano para serem submetidos à desidratação com uma mistura de sal e açúcar. ''Os tomates devem ser bem maduros, porém firmes. Já o açúcar, a exemplo do preparo de molhos, tem a função de equilibrar a acidez'', diz. E continua: ''O preparo é laborioso, os tomates devem ser virados frequentemente e selecionados de modo a ir se retirando um a um à medida em que vão ficando prontos. Depois são acondicionados em azeite extra-virgem numa mistura de alho fresco laminado, um pouco de orégano e basílico'', acrescenta.

O tomate seco preparado sem conservantes tem durabilidade reduzida e deve ser conservados em temperatura de 2 a 3 graus centígrados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo