Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Toque diferenciado

Use especiarias para dar mais cor e sabor aos pratos

Redação Bonde
18 jul 2012 às 10:52

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As especiarias são usadas na culinária desde a Antiguidade, exploradas como ingredientes excelentes para destacar o sabor e o perfume dos pratos. E, como acrescentam um toque especial às receitas, com elas você pode reduzir a quantidade de sal adicionado como tempero, deixando-as ainda mais saudáveis. Confira as dicas para incrementar ainda mais as suas preparações e inspirar a sua criatividade na cozinha!

Não exagere na quantidade, pois algumas especiarias têm sabor picante. Por isso, acrescente apenas uma pitadinha, e experimente. Se achar necessário, acrescente um pouco mais!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dificilmente você usará grandes quantidades de uma mesma especiaria num curto espaço de tempo. O ideal, portanto, é comprá-las a granel, em feiras ou mercados, para que não fiquem velhas, correndo o risco de perder o sabor e o aroma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Sempre que possível, moa ou rale a especiaria na hora de usar, para que libere o perfume e o sabor somente quando for acrescentada à receita.

Publicidade


Se você prefere usar os temperos inteiros, como grãos ou canela em pau, coloque-os em uma trouxinha de gaze e junte-a à preparação, retirando-a ao final.


Guarde as especiarias em embalagens tampadas, longe do calor e da umidade. Prefira os vidros, que são mais higiênicos e preservam todo o aroma destes temperos.

Publicidade


Conheça as principais especiarias


Açafrão-da-terra (cúrcuma) - De sabor ligeiramente picante e fragrância suave, é encontrado nas versões em pó e raiz fresca. Pode ser usado no preparo de arroz e risoto, peixadas e pirão.

Publicidade


Anis-estrelado - De sabor marcante e aroma doce, deve ser usado com cuidado. Encontrado inteiro ou em pó, vai bem em receitas que levam peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoitos e doces, principalmente compotas.


Canela - Perfumada e saborosa, é empregada na culinária mundial em receitas doces – como arroz-doce, frutas assadas, bolos, compotas, bebidas e chocolate – ou salgadas – principalmente em carnes e frangos ensopados. É encontrada tanto em pau (quanto mais fina for a casca, melhor é o sabor) como em pó.

Publicidade


Cominho - De aroma e sabor acentuados, as sementes desta especiaria podem ser usadas inteiras ou moídas, para condimentar pães, molhos e cozidos.


Cravo-da-índia - De perfume intenso e sabor marcante, ligeiramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces – principalmente compotas –, além de carnes e frangos assados e bebidas em geral.

Publicidade


Mostarda - Em grãos, tem sabor marcante e pode ser usada para realçar o gosto de conservas e principalmente nas receitas que levam carne de porco. Já a mostarda em pó é excelente opção para a preparação de caldos, sopas e molhos.


Noz-moscada - Encontrada inteira ou moída, tem perfume agradável e sabor suave, mas muito especial. Use-a para preparar molho branco, gratinados, suflês, chocolate quente e bolos.

Publicidade


Páprica - Pode ter sabor picante ou ligeiramente adocicado, e, como é vermelha, confere ao prato, além de sabor, uma cor muito especial. Utilize-a no preparo de carnes, frangos, batatas, arroz e massas.


Pimenta-do-reino - É uma das mais antigas especiarias conhecidas. Os seus grãos, secos e moídos, são muito usados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Por essa razão foi utilizada desde a Idade Média para disfarçar o sabor dos alimentos em via de decomposição.


Coentro - As sementes de coentro têm sabor suave, por isso podem ser usadas em maior quantidade que outras especiarias. São muito usadas em misturas de temperos como uma base ajudando a balancear o sabor de misturas como curries e temperos do norte da África e Oriente Médio. São muito usadas em picles, conservas e marinadas. Combinam com carne, frango, porco e peixes. Moído e tostado fica delicioso em um purê de batatas e dão um toque especial a pratos com cogumelos, além de combinarem com qualquer vegetal. No México e no Egito fazem dupla com o cominho. Também são usadas em massas de bolos, biscoitos e tortas. Combinam muito com frutas como maçãs, pêras, laranjas e ameixas e em compotas..

Cardamomo – Originária da Índia, esta especiaria lembra vagamente o eucalipto, mas é mais doce e mais rica. Tem um sabor cítrico que combina bem com canela, baunilha, açafrão, gengibre e cravo. Pode ser usado inteiro ou moído (com casca ou sem casca) e também tostado a seco ou em óleo antes de ser adicionado à preparação. Apesar de ser uma das especiarias mais caras do mundo – só fica atrás do açafrão - é usada há séculos para fins medicinais, espirituais e culinários. Na Índia é mastigado após as refeições e é usado para branquear os dentes e refrescar o hálito. O cardamomo aromatiza pratos salgados, doces e bebidas como café e chá. Fica delicioso no chocolate quente. Também se harmoniza com frutas cítricas, maçãs, pêras, mangas e com salada de frutas ou frutas cozidas. Fica maravilhoso em preparações com leite, creme ou iogurte, como sorvetes, pudins e arroz doce. (Fontes: Sadia / Sabores e Aromas)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo