Que o brasileiro adora macarrão, todo mundo sabe. Mas você imagina que o nosso país é o terceiro maior consumidor mundial desse tipo de massa, cozinhando todo ano 1,2 tonelada dessa deliciosa refeição amplamente divulgada pelos italianos. Ficamos atrás da Itália e dos Estados Unidos.
Apesar da medalha de bronze, tem gente que ainda quer aumentar o nosso índice de consumo da iguaria. É a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), responsável por divulgar por aqui o Dia Mundial do Macarrão, comemorado em 25 de outubro. A intenção é subir o índice quanto ao consumo per capita, quando o Brasil cai para o 12º lugar - nessa categoria, a vizinha Venezuela está na vice-liderança e como não poderia deixar de ser a Itália tem novamente a medalha de ouro.
O presidente da Abima, Cláudio Zanão, acredita que o Brasil tem condições de aumentar o índice de consumo. ''O macarrão tem penetração em 100% dos lares brasileiros. Todo mundo sabe o que é. E de janeiro a dezembro, 80% da população consome esse alimento regularmente'', afirma.
Para nos convencer a comer mais macarrão, Zanão fala das vantagens, como preço, e até tenta derrubar alguns mitos, como aquele que a iguaria engorda. ''O macarrão não engorda. O que engorda é o tipo de molho que você vai usar'', diz o presidente da Abima, emendando que a ex-BBB e agora atriz Grazi Massafera fez dieta de emagrecimento a base da massa.
Se o problema for o preço, a associação também fez as contas que o prato é uma opção barata: levando em consideração o custo de um quilo de espaguete, água, temperos, molho de tomate, gás e até o fósforo, chegou-se a conclusão que para alimentar oito pessoas com um quilo de macarrão são necessários menos de R$ 10,00 e cada prato sairá por R$ 1,16.
Mas, estamos falando do prato básico. Lembre-se que a massa transita pela cozinha simples até a alta gastronomia. Que tal um macarrão com trufas? As indústrias brasileiras produzem 30 tipos de macarrão - na Itália, são 500 tipos. Por aqui, o mais consumido é o espaguete.
Receitas de deliciosos pratos com macarrão não faltam. No site da Abima (www.abima.com.br) há várias maneiras de preparar a massa, inclusive para sobremesas.