Os hábitos alimentares, os sabores prediletos e os aromas de comidas dos imigrantes italianos, japoneses, árabes, alemães, espanhóis e portugueses que permanecem presentes na culinária da cidade e integram o patrimônio cultural londrinense. Foi abordando esse tema que alunos e docentes da UniFil conquistaram prêmio no "Mesa Tendências: Congresso Internacional de Gastronomia", principal evento do setor realizado no Brasil.
Coordenada pelos professores doutores Leandro Henrique Magalhães e Mirian Cristina Maretti, a pesquisa resgatou receitas e pratos mais consumidos pelos estrangeiros com maior representação em Londrina nas décadas de 1930 e 1940. Baseados em dados do Museu Histórico Padre Carlos Weiss sobre os principais compradores de lotes na colonização do município, os alunos de Gastronomia Evelyn Nunomura, Isadora Fernanda Rossi, Jair Junior Monteiro Solin e Natasha Senna da Graça Lopes chegaram à alimentação mais comum entre as famílias de imigrantes.
Dos italianos, as comidas que marcaram a gastronomia e a identidade londrinense foram pão de linguiça, salada de almeirão com bacon, polenta, bacalhau e doce de abóbora. Os japoneses deixaram tempurá, missoshiro, sushi makimono e manu. Já dos árabes ficaram esfirra, kibe cru, charutos de repolho e doce de semolina; dos alemães: eisbein (joelho de porco), chucrute, kartoffelsalat (salada com batatas cozidas), schwarzwälder kirschtorte (bolo floresta negra); dos espanhóis: paella com carne de frango, gazpacho e churros; e dos portugueses: bacalhau Gomes de Sá, caldo verde, bolinho de bacalhau e o arroz-doce.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
O professor Leandro Magalhães explica que a pesquisa foi iniciada em 2011, primeiramente com inventário da culinária italiana, e naquele ano já passou na seleção para apresentação no Mesa Tendências. Em 2012 o trabalho prosseguiu com avaliação da comida americana e novamente conquistou espaço no evento. Neste ano, com a inclusão da gastronomia das demais etnias e a conclusão do resgate histórico, a pesquisa ganhou o primeiro lugar na categoria "Herança e História: Sociedade, Imigração".
"A participação no Mesa Tendências em três anos seguidos já seria um grande mérito. Ficamos surpresos e satisfeitos com a premiação, porque valoriza a dedicação dos alunos e fortalece a imagem da UniFil, especialmente na área de Gastronomia", afirma o professor. O trabalho "Patrimônio Cultural Londrinense e as Referências de Memória Gastronômica em uma Cidade de Formação Recente" será publicado nos anais do Mesa Tendências 2013, realizado no Centro Universitário SENAC de Santo Amaro - São Paulo.