A Expo Imin 100 Londrina – a Exposição do Século, acontece de 18 a 22 de junho no Parque de Exposição Ney Braga. O evento, que promete muito lazer e entretenimento, vai mostrar a cultura milenar japonesa com culinária, exposição de bonsai, ikebana, cerâmica, artesanato, origami, cerimônia do chá, pintura clássica, brinquedos, vestuário, entre outros.
Os valores dos ingressos para a exposição custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada). As bilheterias do Parque Ney Braga funcionarão das 10h às 24h.
Gastronomia
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Como muitas manifestações da terra do sol nascente, a gastronomia japonesa, não só pela forma de misturar os ingredientes, mas, também, pela beleza na apresentação de seus pratos, constitui uma delicada obra de arte.
A palavra que significa refeição em japonês é gohan. Mas, na verdade, o termo se refere ao arroz cozido, a base da alimentação dos japoneses, do café da manhã ao jantar.
Uma refeição tradicional japonesa consiste em uma cuia arroz branco, sopa (geralmente de missô - pasta de soja), uma rica variedade de hortaliças ou de picles (tsukemono em japonês) acompanhados de pequenas porções de peixe ou carne. Entretanto, a gastronomia não se reduz a isto e a variedade de pratos pode ser interminável.
Antes de comerem, os japoneses falam "itadakimassu", em sinal de educação, que significa mais ou menos "com licença, vou comer a comida". Ela expressa, também, a gratidão a todos que trabalharam para preparar a refeição. Depois de comerem, as pessoas agradecem dizendo: "gotissossama deshita", ou "estou satisfeito, a comida estava muito boa".
Ingredientes
O fato de o Japão ser um país formado por ilhas em que nenhum lugar está a mais de 70 milhas do mar, fez com que os japoneses tirassem do dele sua principal fonte de alimento, consumindo diversos tipos de peixes, moluscos e algas marinhas.
O peixe é o ingrediente básico para pratos típicos muito apreciados por aqui também e que possuem verdadeiros templos no Japão, como o sashimi (peixe cru) e o sushi (pequenas porções de arroz temperado com vinagre, cobertas com fatias de peixe cru).
A carne só foi introduzida na culinária japonesa no século 19. Até então ela não fazia parte da dieta tradicional japonesa. Depois de sua introdução, foram criados novos pratos utilizando carne bovina, suína e de frango. Atualmente, receitas que utilizam esses ingredientes são muito populares, como é o caso do yakitori (espetinhos de frango grelhado) e do sukiyaki (veja o modo de preparo abaixo).
Os temperos mais comuns são o shoyu (molho de soja), o missô, o wasabi (semelhante à raiz forte), o karashi (mostarda), mirin e sakê (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).
Bebidas
Por norma geral os japoneses concluem suas refeições com uma xícara de o-cha, ou chá verde que é servido quente e sem acrescentar nada.
Entre as bebidas mais fortes destaca o sake, a bebida tradicional preparada com arroz fermentado e que contém aproximadamente 17% de álcool e muito recentemente o shochu, bebida que contém praticamente só álcool e água.
Durante o verão os japoneses consomem uma bebida chamada mugicha, água fria preparada com cevada.
Vocabulário gastronômico japonês
Sushi: É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que o prepara em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados. Confira os tipos mais conhecidos:
• Niguiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e omelete;
• Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;
• Uramaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
• Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
• Chirashi: peixes, frutos do mar e legumes espalhados por sobre o arroz de sushi.
Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível. Os mais populares tipos de sashimi são:
• Maguro: atum
• Toro: atum gordo (parte nobre)
• Ika: lula
• Tako: polvo
• Ebi: camarão
• Saba: cavalinha (espécie de peixe)
• Sake: salmão
Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.
Yakissoba: É um prato de origem chinesa, incorporado à culinária japonesa. Em japonês significa literalmente macarrão frito. O prato consiste em um refogado com legumes e carne bovina, num delicioso molho à base de shoyu. Pode-se usar também frango, frutos do mar ou apenas legumes. O fácil preparo e o custo acessível tornam o yakisoba um prato mundialmente popular.
Udon - Udon é um tipo de macarrão grosso feito de farinha, popular na culinária japonesa. É servido normalmente como sopa, em caldo quente à base de dashi, shoyu e mirin. Sobre o udon básico, são acrescentados um ou mais ingredientes, e estes ingredientes dão origem a vários tipos de udon. A maior parte deles leva negi (cebolinha) picada.
Algas - As algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras. As três mais conhecidas são:
• Nori: É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos "rolinhos" e em outros tipos de sushi. Pode ser usada como condimento ou acompanhamento para o arroz.
• Wakame: É comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água.
• Kombu: É usada como ingrediente básico de sopas.
Wasabi: É um dos principais temperos da culinária japonesa. Feito de raiz forte, costuma ser utilizado em forma de uma pasta como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.
Saquê: É feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 15% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente chamado masu. Atualmente, alguns já são vendidos em embalagens tetra packs (de papelão reciclável).
Umeshu: lícor de ameixa.
Shochu: É um tipo de aguardente. Pode ser feita de cereais e de batata doce. É bem mais forte do que o saquê.
O chá: É uma das bebidas mais populares do Japão. O chá verde é bebido em qualquer lugar e em qualquer ocasião. A maneira correta de beber chá verde é segurar a caneca com uma mão e apoiá-la embaixo com a outra mão. Há vários tipos:
• Gyokuro, sencha, bancha: O chá verde mais comum feito de folhas secas de chá, que apresentam três níveis de qualidade.
• Houjicha: Chá verde feito das folhas torradas do chá, que lhe dá uma coloração marrom.
• Matcha: É usado na Cerimônia do Chá e tem o sabor mais amargo. É feito das folhas de chá moídas.
• Chá chinês: São chás aromáticos, como o "oolong" e o de jasmim, etc.;
• Kocha: É o nome do chá preto.
(Fontes: Consulado do Japão, Wikipédia, NetSaber e Restaurante Suchi Kyio)