O prato remete às receitas caseiras, àquelas que você come na casa da avó. Não por acaso. Saber o ponto certo do ''suflê'' é quase uma arte, um segredo transmitido de geração à geração. A chef Larissa Colombo, no entanto, transforma a receita em prato do dia no Bella Banoffi e utiliza ingredientes nobres e outros inusitados - como o camarão e a costela - para dar requinte ao prato.
Na casa, a receita francesa é apresentada com novos sabores, como funghi com mignon, frango com amoras e bacalhau. A essência do suflê, explica Larissa, são as claras em neve, batidas no ponto ideal, que torna a massa aerada, dando a aparência leve e delicada. ''É um prato que deve ser servido logo que pronto, pois frio perde sabor e murcha'', ensina. Para ela, o importante é fazer uma boa base para a receita. ''A proporção exata entre o recipiente e a quantidade de massa é outro ponto a ser observado'', explica.
O prato é tão delicado que algumas ''lendas'' atribuidas a ele são mais que verdadeiras. Enquanto o suflê assa, por exemplo, o forno não pode ser aberto. ''O mínimo choque térmico pode comprometer o processo'', alerta. Formada pelo Centro Europeu, Larissa assumiu a cozinha da Bella Banoffi desde a abertura da casa. Atualmente cursa Administração, para se aperfeiçoar no gerenciamento do restaurante. Enquanto isso, se dedica às delícias da casa - que unem receitinhas caseiras com toques especiais da alta gastronomia.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Confira:
Suflê de Camarão
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 4 camarões médios com casca
- 2 folhas de louro
- 1 maço pequeno de manjericão
- 5 ovos
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 100 g de manteiga
- 100 g de farinha de trigo
- 300 g de camarão pequeno salteado
- sal a gosto
Modo de preparo:
Frite os 4 camarões médios no azeite de oliva até eles ficarem rosados e com pontos dourados. Acrescente o leite, o manjericão, o louro, a cebola cortada em quatro , os dentes de alho levemente amassados. Espere ferver, baixe o fogo e deixe por 10 minutos, para que o leite fique com bastante gosto de camarão. Peneirar o leite.
Em outra panela faça um roux:
Com fogo baixo coloque a manteiga espere ela derreter e depois acrescente a farinha. É importante mexer bem, de preferência com um batedor. Acrescente lentamente o leite e não pare de mexer. Quando todo o leite estiver agregado ao roux deixe ferver por mais 10 minutos, mexendo de vez enquanto.
Separe as gemas da clara. Bata as gemas até elas ficarem esbranquiçadas. Bata as claras em neve. O ponto de neve é aquele que se você colocar na colher e virar de cabeça para baixo ela não cai, atenção para não deixar passar deste ponto, pois o suflê não vai ficar tão leve.
Misture as gemas e os camarões salteados ao ''bechamel de camarão'' e depois as claras em neve. Coloque no refratário apropriado untado com manteiga e queijo ralado. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos. Sirva imediatamente.
*Rende 5 porções.
Serviço
- Bella Banoffi - Café e Confeitaria - Rua Itupava, 1091. Alto da XV. Aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 18 horas e domingo das 11h30 às 15h.
Mais informações: (41) 3262 0004.