Muita gente prorroga as delícias e as alegrias das festas juninas para o mês de julho. O frio e as férias escolares são propícios para as reuniões e comemorações regadas a pipoca, pé de moleque, quentão, paçoca, bolo de fubá e arroz doce, entre outros.
Se esta é a sua situação, saiba que não é pecado esticar mais um mês as homenagens a São João, São Pedro e Santo Antônio. A não ser que você já tenha exagerado na canjica, amendoim, bolo de milho e outras guloseimas típicas de um bom arraiá. Afinal, todas essas delícias possuem grande quantidade de carboidratos, açúcar e calorias, três fatores que favorecem não somente o ganho de peso, mas que interferem, principalmente, no controle do diabetes e na função intestinal.
Flávia Sguario, nutricionista da Paraná Clínicas, de Curitiba, diz que não é preciso deixar de experimentar os quitutes das festas juninas, mas consumir com moderação e atenção. Ela aconselha a optar por ingredientes que trazem benefícios para a saúde. O arroz doce é um exemplo e a sugestão da nutricionista é trocar o arroz branco pelo integral.
Segundo ela, a mudança não está relacionada ao índice calórico, que varia pouco de um para o outro. Mas o arroz integral faz com que a glicose no sangue não se eleve com tanta rapidez, favorecendo, principalmente, os diabéticos. Rico em fibras, o arroz integral auxilia no funcionamento do intestino e no controle da saciedade. Ou seja, a pessoa acabará comendo menos porque vai se sentir satisfeita. O ingrediente também possui mais vitamina E, magnésio, além de vitamina B1, que beneficia os músculos, o sistema nervoso central e o coração.
A pedido da Folha de Londrina a chef Lívia Medvid, professora de Patisserie do curso de Gastronomia do Centro Europeu, de Curitiba, adaptou a receita da guloseima usando arroz integral, açúcar light e leite desnatado, conseguindo diminuir para 72 calorias a porção (no arroz doce tradicional são 130 calorias).
Lívia Medvid fez especialização na Escola Le Cordon Bleu, de Londres, onde testemunhou o hábito dos ingleses de comer arroz doce. ''Antigamente, era um prato da nobreza'', conta a chef. Para quem aprecia a sobremesa e não está preocupado com a balança, Lívia Medvid repassa também uma receita que aprendeu na Inglaterra, com água de rosas. Impossível resistir. Acompanhe:
Arroz Doce de Rosas
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de arroz
- 2 1/2 xícara (chá) de leite integral
- 1 fava de baunilha
- 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de essência de água de rosas
- 2/3 xícara (chá) de creme de leite
Preparo
Em uma panela de fundo grosso, acrescente o arroz, o leite e a fava de baunilha cortada ao meio com suas sementes, cozinhe em fogo médio/alto até levantar fervura. Reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 40 minutos, mexendo para evitar que o arroz grude no fundo, até que ele fique macio e cremoso. Retire a fava da baunilha, adicione o açúcar e a água de rosas e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite no arroz frio. Coloque em taças e decore com flores comestíveis.
Água de Rosas
Para fazer a água de rosas em casa, coloque em uma xícara com água quase fervendo um punhado de pétalas da flor cultivada no jardim (as rosas de floricultura têm agrotóxico, por isso não podem ser utilizadas). Deixe em infusão por pelo menos meia hora. Prefira as pétalas claras. A água de rosas pode ser substituída por casca de laranja, cravo e canela.
Rendimento: 5 porções de 80g (130 calorias cada porção).
Arroz Doce Integral
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- 1/2 litro de água
- 1 litro de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) de açúcar light
- 2 ramas de canela
- 4 cravos
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- canela em pó para polvilhar.
Preparo
Junte o arroz com a água e leve ao fogo para cozinhar até que o arroz fique macio, acrescente o leite, a canela, os cravos e deixe cozinhar por mais 3 minutos, adicione o açúcar light e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, acrescente o aroma de baunilha e polvilhe com canela.
Rendimento: 12 porções de 80g (72,59 calorias cada porção).