O solteiros no Brasil já somam quase 7 milhões, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto de opinião pública Market Analysis (2011). O número é tão expressivo que o mundo passou a vê-los com outros olhos. Eles estão na moda e ganharam até um dia especial: o Dia dos Solteiros, comemorado nesta quarta-feira, 15 de agosto. Os lofts foram criados para eles, e as indústrias de alimentos finalmente caíram na real e estão fazendo porções menores de seus produtos.
Que a "solteirice" tem lá suas vantagens, como privacidade e independência, todo mundo sabe. Mas nem tudo são flores. Deixar a casa dos pais significa também não ter a cama arrumadinha, a mesa posta no horário das refeições e, principalmente, não ter um cardápio suculento e variado.
Para quem mora sozinho, comida é sempre um problema. Faltam ingredientes na despensa, a comida estraga, a receita não dá certo e comer sozinho pode ser um tédio. Nem sempre as coisas dão certo quando o assunto é o fogão.
Procure ajuda
A maior parte das receitas - seja em livros ou na internet - requer um pouco de habilidade. É preciso conhecer alguns termos básicos, como banho-maria, claras em neve, flambar, apurar, refogar... Como ninguém nasce sabendo, vale apelar para um bom dicionário de gastronomia. Um pequeno (mas útil) pode ser encontrado no Portal da Lowçucar. Também vale apelar para a mãe ou para avó e fazer um miniroteiro do que você vai precisar no dia a dia para se livrar da subnutrição causada pelo pão com hambúrguer e macarrão instantâneo.
Você também pode encontrar 'ferramentas' de ajuda e centenas de receitas (ligth e 'engordiets') aqui no Bonde. Pesquise na editoria Bonde Cozinha e descubra truques para preparar um arroz bem soltinho. Na seção você também vai encontrar dicas para deixar mais gostoso o feijão de cada dia, um passo a passo para fazer bifes mais gostosos e suculentos, vai aprender como escolher a melhor massa para cada receita, um bom corte de carne suína ou a melhor carne bovina e como deixá-la mais macia. Duas outras matérias podem ser particularmente úteis: uma que ensina você a identificar quando um alimento está estragado e um guia prático para acertar nas compras do supermercado.
Ah! Dê também uma olhada na editoria "É tempo de...". Lá você encontra informações superinteressantes dos principais produtos de cada época e aprende um pouco mais sobre o 'intrigante' mundo da culinária. Como se vê, ajuda não falta, e com um pouco de empenho qualquer um pode se tornar o 'chef' cozinha. Boa sorte!