De origem italiana, o risoto caiu no gosto dos brasileiros. Se antigamente risoto era sinônimo de um arroz branco incrementado com creme de leite ou requeijão, hoje, o risoto legítimo, feito com arroz especial (arbóreo ou carnaroli) já faz parte do cardápio de muita gente.
Superversátil, o risoto pode ser preparado com uma infinidade de ingredientes, desde carnes até especiarias e legumes. Embora seja considerado um prato sofisticado, não é difícil preparar a receita básica. Depois, é só deixar a criatividade rolar e inovar nos sabores.
Na hora de preparar os risotos algumas dicas são essenciais, como a escolha dos grãos. Os tipos de arroz específicos para risotos devem ganhar preferência, pois quando cozidos liberam amido e formam a cremosidade do prato. Mexer de forma contínua o arroz é o grande segredo. É isso que vai fazer com que o risoto libere o amido e tenha a textura e o sabor característico.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Apesar da escolha do arroz ser importante, se a intenção é preparar algo mais leve há receitas deliciosas que levam o arroz integral, por exemplo.
O ponto ideal do risoto é al dente. Ou seja, o grão deve estar cozido, mas firme ao morder. Se o arroz ficou muito mole é porque cozinhou demais. Para não errar, opte por uma panela funda e com espessura grossa. Uma panela muito fina pode acelerar o cozimento e atrapalhar o preparo.
Por fim, sempre adicione manteiga no final do cozimento para que o risoto fique cremoso e sirva o prato quente e imediatamente após o preparo.
Selecionamos 22 receitas maravilhosas de risotos para você testar, desde as mais tradicionais até aquelas com ingredientes inovadores. Confira: