Uma das preocupações de boa parte dos brasileiros na hora de preparar a Ceia de Natal são as calorias dos pratos e guloseimas típicos, como farofas, carnes, bebidas e doces. Mas quem deseja comer bem e manter a forma, pode fazê-lo sem ignorar totalmente as tradições. Com a combinação de carnes magras, verduras, cereais integrais e frutas naturais, é viável montar um menu bem equilibrado e de fácil digestão.
"É recomendável usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo no prato principal, e frutas secas ou naturais, como damasco e uva, na sobremesa. São pouco calóricos e não fogem à tradição. O ideal é fazer uma alimentação mais leve para que o organismo não fuja de sua rotina", afirma Luciana Coppini, nutricionista do GANEP - Grupo de Nutrição Humana.
A especialista destaca as propriedades nutritivas das frutas secas, que, além de saudáveis, saciam a vontade de doces, mas não engordam. "Elas contém fibras; logo são boas para o intestino. Têm outros nutrientes como ferro e vitaminas, que contribuem para a saciedade sem ingestão de grandes teores de açúcares e gorduras".
Os sorvetes à base de iogurte e frutas naturais e as próprias frutas da estação (uva, manga, pêssego, ameixa) também são ótimas opções de sobremesa. As oleaginosas, como nozes e avelã, podem ser usadas em alguns doces, em vez de consumidas puras. O panetone é permitido neste cardápio, desde que seja o de frutas cristalizadas, e somente um ou dois pedaços, pois não deixa de ser calórico.
"O panetone tradicional é melhor do que os trufados, quanto mais incrementado, maior a quantidade de calorias", alerta Luciana.
Dessa maneira, não é necessário abrir mão dos pratos típicos de Natal e Ano Novo. Basta adaptar e mudar alguns ingredientes e formas de preparo para não perder o saboroso cardápio das festas
Cuidados com o álcool
Segundo a nutricionista Luciana Coppini, além de fazer mal à saúde, quando consumidas em excesso, as bebidas alcoólicas também são bastante calóricas e acabam compensando o cardápio light, reduzido em gorduras e açúcares.
"Não adianta nada fazer uma ceia light e tomar muito vinho, cerveja e outras bebidas bastante calóricas. Nessas ocasiões, aliás, como sempre, as pessoas devem ingerir álcool com moderação, bebendo uma ou duas taças no máximo".
Sugestão de cardápio
Confira a seguir uma sugestão de cardápio para tornar a ceia de natal mais light e saudável. Caso haja a necessidade de substituir algum alimento, a nutricionista Luciana recomenda consultar um profissional de nutrição, que pode elaborar equilibradas saborosas e sem exageros.
Entrada - Salada de agrião, tomate e cereja, mussarela de búfala e nozes. A noz e a castanha são frutas da época e devem ser consumidas com outros alimentos, porém não mais do que duas ou três unidades.
Prato principal - Peru assado, arroz com sete grãos, uva-passa e nozes. O arroz com sete grãos é rico em cereais integrais, portanto, possui grande valor nutritivo. Pode ser incrementado com uvas-passas, que são pouco calóricas.
Sobremesa - Frutas secas, castanhas e nozes, mousse de maracujá ou sorvete de frutas da estação (pêssego, manga, uva, ameixa). São mais saudáveis e menos calóricos do que pudins, manjares, pavês e outros doces mais elaborados. As frutas naturais também são ótimas, se não a melhor pedida para acompanhar o cardápio light.