Apesar do capricho na apresentação do prato, com uma rodela de limão cuidadosamente enfeitando o arroz, o sabor é bem caseiro
Quem já não ouviu a frase ''comer com os olhos'' para explicar aquela sensação de experimentar um prato movido muito mais pelo incentivo da bela apresentação da comida do que pelos ingredientes? Pois a essa frase da sabedoria popular, que tal acrescentar mais uma: ''comer pelo olfato''. É a incapacidade de resistir à tentação da comida por conta do fabuloso perfume que ela tem.
Acrescentar perfume à gastronomia não é tarefa tão simples assim. O homem precisa alimentar-se para sobreviver, mas essa ação também é muito sensorial. Aromas e gostos que marcaram a infância trazem recordações para quem almoça fora quase todos os dias. Dificilmente alguém esquece o cheirinho marcante do feijão cozido pela mãe, da macarronada da avó ou do bolo de fubá de uma tia querida.
A administradora do restaurante do Bourbon Batel Express, Tatiana de Castro Maciel, conta que são vários os segredinhos que fazem o prato marcar também pelo perfume. Ela, que é nutricionista e professora do curso de Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr), conta que se o desejo é perfume, há ervas que podem ajudar, como manjericão e sálvia. Mas nesse caso elas devem ser usadas frescas e picadinhas.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Junto com a chef do Bourbon Batel, Andréia de Souza Bicudo, a nutricionista desenvolveu um cardápio para marcar os oito anos da unidade. Entre os escolhidos, uma composição de cheiro marcante de limão, quase impossível de resistir, o Risoto de Limão Siciliano Guarnecido de Salmão em Crosta de Gergelim.
Apesar do capricho na apresentação do prato, com uma rodela de limão cuidadosamente enfeitando o arroz, o sabor é bem caseiro. Aliás, a proposta do restaurante é justamente esta, desenvolver pratos alinhados ao perfil do hóspede, um executivo que não pode perder tempo. Por isso, o risoto e o peixe têm sabor, praticidade e qualidade nutricional. E eles são bastante solicitados por pessoas da própria cidade, que procuram o restaurante nos finais de semana e almoços e jantares com a família.
Veja a seguir as receitas do risoto e do salmão, cedidos pelo Bourbon.
Risoto de Limão Siciliano
Ingredientes (para uma pessoa)
- 50 gramas de arroz arbóreo
- 1 copo americano de caldo de legumes
- 1 limão siciliano
- raspas da casca do limão
- 100 gramas de queijo parmesão
- 10 gramas de manteiga sem sal
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de óleo de milho ou canola
Modo de preparo
Refogue o alho no óleo e saltei o arroz. Vá acrescentando o caldo e cozinhe em fogo brando. Quando começar a secar acrescente o suco de limão. Finalize com manteiga, parmesão e raspas de limão. Reserve.
Salmão em Crosta de Gergelim
Ingredientes (para uma pessoa)
- 200 gramas de salmão
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta preta à vontade
- 1 limão tahiti
- Mistura de grãos de gergelim claro e escuro
Modo de preparo
Corte o salmão, tempere com sal e pimenta e limão. Sele na frigideira com azeite ao perfume de alho. Retire e passe no mix de gergelim. Finalize o cozimento no forno.
Montagem do prato
Coloque o risoto no centro do prato, arrume o salmão na lateral e finalize com endro e uma fatia de limão siciliano.