Pesquisa do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) coloca em xeque a deliciosa pizza do final de semana. Dois pedaços da delícia equivalem a toda a gordura saturada e metade da quantidade de sódio que um adulto pode consumir diariamente. O levantamento foi feito com 20 diferentes marcas de pizza congelada e em 13 delas, foram encontradas altas quantidades de gorduras saturadas. A campeã é a sabor mussarela da Sadia, com 10 gramas. O consumo diário máximo é de 22 gramas.
O excesso do sódio está diretamente relacionado a problemas de hipertensão arterial e as gorduras, tanto a trans como a saturada, colaboram para o aumento do colesterol ruim no sangue, o que pode causar o entupimento das artérias, além da obesidade.
O Idec ainda fez uma comparação sobre o consumo de sódio. Em dois pedaços de pizza, a quantidade é a mesma do que em 20 pratos de arroz, feijão, salada e filé de frango com brócolis, ou 6,5 pratos de arroz, feijão, salada de maionese e bife à milanesa, numa comparação bem menos light.
De qualquer forma, a solução não precisa ser radical e eliminar a pizza dos cardápios do final de semana. O que vale é o bom senso e o equilíbrio nas refeições.