Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sobremesas inusitadas

Para inovar na cozinha, doce de violeta e sorvete de rosa

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As flores não apenas enfeitarão e perfumarão os diferentes ambientes da 27ª Expoflora, como, também, conferirão um toque requintado à gastronomia. As rosas e as violetas emprestarão seus sabores a um sorvete e a um doce. O evento, realizado em Holambra (a 140 km de São Paulo), começou nesta quinta-feira (28) e segue até 21 de setembro.

Viooltje (doce de violeta)

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Confeitaria Zoet en Zout (Doces e Salgados, em holandês), que na edição passada apostou em um doce de rosas, uniu mais uma vez criatividade e sabor para criar o viooltje, doce preparado com a essência da violeta perfumada (viola odorata), planta comestível da família das violáceas, à qual são atribuídos efeitos afrodisíacos. A espécie difere da tóxica violeta africana (saintpaulia ionantha), muito comum no Brasil e produzida em Holambra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


O viooltje é uma combinação de mousses de iogurte e de violeta, separados por uma massa de pão-de-ló. O resultado é um sabor adocicado com leve toque de acidez e coloração arroxeada. A chef Juliana Meulman utilizou essência de violeta importada dos Estados Unidos nessa receita apresentada ao público em taças decoradas com folhas de hortelã e miniconfeitos de açúcar em formato de flores.

Publicidade


Originária da Europa, a violeta odorata é conhecida na Inglaterra como sweet violet (violeta doce). Ela possui flores perfumadas de cor roxa intensa, folhas ovais e haste longa. Apresenta valor medicinal e pode ser usada em doces, chás, bolos, xaropes, saladas, geléias e manteigas.


Alguns povos atribuem à violeta odorata poderes mágicos. Acredita-se que ela era utilizada em antigas "poções do amor" e que seu perfume é afrodisíaco. Diz a lenda que aquele que colher a primeira violeta que se abrir na primavera atrairá o verdadeiro amor.

Publicidade


Por todas essas características, a planta difere da violeta africana, produzida em Holambra, em estufas climatizadas e a temperaturas que variam de 16º e 28º. Ela não exala perfume, tem folhas arredondas e aveludadas, flores de cores variadas e é tóxica, sendo utilizada apenas como decoração.


Sorvete de rosas

Publicidade


Um sorvete de pétalas de rosas, com massa cremosa, sabor exótico e cor rosada suave será o carro-chefe dos sorvetes da marca Expoflora, linha desenvolvida pela Delicci Sorveterias, empresa de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, para ser comercializada exclusivamente durante a festa. A receita leva aroma natural de rosas importado do Líbano, leite em pó desnatado, xarope de glicose, açúcar, água, emulsificantes e estabilizantes.


Além do sorvete de rosas, serão cerca de 40 sabores à venda nas versões palito e massa no copo, entre eles, os tradicionais de chocolate, morango, uva e milho verde, e, também, os mais sofisticados, como o mesclado de amora, o negresco, o Romeu e Julieta, o suflair e a torta de limão. Todas as receitas foram elaboradas com frutas naturais e frescas.

Participando pela primeira vez da Expoflora, a Delicci Sorveterias prevê produzir oito mil quilos de massa e 90 mil unidades de sorvetes entre picolés, potes e cones para abastecer as duas sorveterias e os diversos quiosques instalados no evento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo