Cursos e Eventos

Para cada prato um tipo de carne moída; confira dicas e acerte na compra

05 jan 2015 às 08:57

O mais democrático dos cortes de carne, a carne moída é unanimidade na cozinha. Superfácil e prática de fazer, rende pratos saborosos, sejam eles mais simples ou mais requintados. Mas quantas vezes é necessário moer a carne? Qual peça devo levar? Como deixar a carne soltinha?

Em primeiro lugar é preciso ter em mente qual tipo de receita será feita. Para hambúrgueres e almôndegas, por exemplo, o ideal é usar a carne bem miudinha, moída três vezes. Para recheios de pastéis ou panquecas, duas vezes são suficientes, enquanto a carne para molhos, que pedem pedaços maiores, pode ser passada na máquina apenas uma vez.


Para saber qual o corte perfeito também é preciso levar em consideração o prato. Para hambúrgueres mais saborosos, por exemplo, dá para investir em uma carne melhor como fraldinha ou até picanha. Já para a carne moída do dia a dia, coxão mole ou duro e patinho são os mais apropriados.


Para que a carne não elimine muita água é preciso tirá-la da geladeira minutos antes do preparo para que ela fique em temperatura ambiente. Nunca coloque a carne congelada na panela. Isso vai fazer com que ela fique com muitos grumos. A carne também ficará mais soltinha se for refogada apenas com azeite ou óleo. A dica aqui é acrescentar os temperos só depois, sendo que o sal deve ser o último a ir para a panela. Durante o preparo mexa sempre com uma colher para não formar gomos.


Separamos 15 receitas deliciosas que levam carne moída para dar mais sabor ao seu final de semana. Confira:


Continue lendo