Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fiscalização

Panelas de pressão terão selo do Inmetro

Redação Bonde
21 set 2009 às 11:16

Compartilhar notícia

A partir de março fiscais do Ipem começam as operações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais - Magazine Luiza/Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As panelas de pressão, em breve, farão parte da lista de produtos que são verificados e fiscalizados rotineiramente pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR). A informação é do gerente de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) do instituto, Roberto Satio Tamari, que explica que isso vai acontecer porque "será obrigatório que as panelas de pressão sejam avaliadas e tenham selo de identificação do Inmetro".

Pelo "Regulamento de Avaliação de Conformidade para Panelas de Pressão" do Inmetro, no último dia 1º encerrou-se o prazo para que fabricantes e importadores comercializassem produtos fora dos padrões. E, a partir de 1º de março do ano que vem, os fiscais do Ipem começam as operações de fiscalização desses produtos nos estabelecimentos comerciais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os fabricantes só vão receber o selo se cumprirem uma lista de exigências", informa o gerente. De acordo ainda com o regulamento do Inmetro, para receber o selo os produtos, tanto metálicos quanto de alumínio, e suas ligas terão que atender a uma série de requisitos técnicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Testes - As panelas terão de passar por testes de resistência de cabos, abertura de válvulas e também testes hidrostáticos para medir a resistência do produto e seus componentes, além de ensaios de corrosão por exposição à névoa salina e testes de envelhecimento.


Tamari destaca que os produtos que contêm selo do Inmetro têm qualidade garantida e o risco de acidente é reduzido. "Quando existe o selo, significa que o produto passou por vários testes", comenta, salientando a importância de o consumidor adquirir produtos certificados pelo Inmetro.

Para evitar acidentes, o gerente orienta que os cozinheiros mantenham sempre limpa a válvula de alívio da panela, verifiquem se a válvula não está deformada e troquem-na a cada cinco anos, somente em representantes autorizados. Além disso, durante o cozimento, é preciso manter o fundo da panela sempre plano e com o cabo dentro dos limites do fogão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo