As panelas de pressão, em breve, farão parte da lista de produtos que são verificados e fiscalizados rotineiramente pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR). A informação é do gerente de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) do instituto, Roberto Satio Tamari, que explica que isso vai acontecer porque "será obrigatório que as panelas de pressão sejam avaliadas e tenham selo de identificação do Inmetro".
Pelo "Regulamento de Avaliação de Conformidade para Panelas de Pressão" do Inmetro, no último dia 1º encerrou-se o prazo para que fabricantes e importadores comercializassem produtos fora dos padrões. E, a partir de 1º de março do ano que vem, os fiscais do Ipem começam as operações de fiscalização desses produtos nos estabelecimentos comerciais.
"Os fabricantes só vão receber o selo se cumprirem uma lista de exigências", informa o gerente. De acordo ainda com o regulamento do Inmetro, para receber o selo os produtos, tanto metálicos quanto de alumínio, e suas ligas terão que atender a uma série de requisitos técnicos.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Testes - As panelas terão de passar por testes de resistência de cabos, abertura de válvulas e também testes hidrostáticos para medir a resistência do produto e seus componentes, além de ensaios de corrosão por exposição à névoa salina e testes de envelhecimento.
Tamari destaca que os produtos que contêm selo do Inmetro têm qualidade garantida e o risco de acidente é reduzido. "Quando existe o selo, significa que o produto passou por vários testes", comenta, salientando a importância de o consumidor adquirir produtos certificados pelo Inmetro.
Para evitar acidentes, o gerente orienta que os cozinheiros mantenham sempre limpa a válvula de alívio da panela, verifiquem se a válvula não está deformada e troquem-na a cada cinco anos, somente em representantes autorizados. Além disso, durante o cozimento, é preciso manter o fundo da panela sempre plano e com o cabo dentro dos limites do fogão.