Cursos e Eventos

Paella... as cores, aromas e sabores do Mediterrâneo

31 dez 1969 às 21:33

Cores solares e aromas do Mediterrâneo aguçam os sentidos na hora de saborear a paella. Originária da região de Valência, na Espanha, a mistura de arroz, legumes, carnes e frutos do mar – alimento dos camponeses nos séculos XV e XVI – ganhou o mundo e diferentes variações. Há a tradicional, valenciana, que mistura carnes de frango, porco e frutos do mar; marinera (marinheira) – elaborada apenas com frutos do mar (camarão, mexilhão, vôngole), negra – feita com a tinta que se extrai da lula; e as que são preparadas com um só tipo de carne (frango, coelho, lagosta). Independente dos ingredientes, o que não pode faltar é o azeite, os pimentões, os tomates e o açafrão – condimento proveniente da flor de crocus – responsável pelo tom amarelado do arroz.

Natural de Málaga, principal cidade da Andaluzia, Maria del Carmen Alarcon Yoshida viu no prato principal das reuniões familiares e dos jantares entre amigos uma forma de ganhar dinheiro. Incentivada por apreciadores dos seus dotes culinários, Maria del Carmen começou há oito anos a vender pratos à base de frutos do mar. A propaganda boca-a-boca deu certo: hoje a cozinheira tem uma clientela fixa, que solicita pratos como casquinha de siri, salmão ao molho de maracujá, além, é claro, da paella – o carro-chefe. ‘Estou preparada para atender até 150 pessoas. É só me ligar com pelo menos sete horas de antecedência, informar o número de pessoas que entrego a paella quentinha no endereço indicado’, conta. A iguaria vai para a mesa do cliente em uma paellera – larga frigideira com dois cabos. O prato é vendido por porção e custa a partir de R$ 35 por pessoa, o pedido mínimo é para quatro pessoas. Não é cobrada taxa de entrega para Londrina.


Como ninguém elabora a mesma receita de paella, a de Maria del Carmen prima pela qualidade dos ingredientes e o respeito às tradições da terra natal, repassadas de mãe para filha. ‘Utilizo o arroz agulha, mesmo sendo mais difícil de dar o ponto. Todos os ingredientes são frescos. Acrescento o açafrão em pó para dar a cor e o em rama para dar o sabor ao prato. O camarão ganha uma textura especial porque é cozido no próprio vapor da panela. Faço questão de cozinhar na paellera porque o formato facilita o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual. O forno também é espanhol’, enumera. Impossível não repetir.

Maria del Carmen já está aceitando encomendas para as festas de final de ano. Mais informações e encomendas pelos telefones: (43) 3341-9625 e 9121-1754.


Continue lendo