Alimentação saudável é uma das exigências da vida moderna, mas a falta de tempo leva as pessoas a optarem por pratos rápidos e muitas vezes gordurosos. As dietas também acabam enjoando porque é difícil saber combinar os alimentos para manter a saúde e o sabor dos pratos.
O chef Alexandre Gimenes ensina que as carnes de javali e avestruz são mais saudáveis porque possuem um teor de gordura menor
A proposta da nutricionista Kátia Tookuni é ensinar os londrinenses a preparar pratos saudáveis sem deixar de lado o prazer de comer. Por isso, o Atelier de Gastronomia e Nutrição K.Tookuni quer conciliar a nutrição com a gastronomia.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Segundo ela, na nutrição o profissional indica o que o paciente pode e deve comer, mas nem sempre ele saberá como combinar esses ingredientes para que ''comer bem'' não se torne um sacrifício. ''Uma alimentação saudável não é para ser feita por um tempo determinado e, sim, para o resto da vida'', diz Kátia.
Uma das dicas da nutricionista é trocar as carnes fritas pelas assadas. ''O forno é um grande aliado, mas é preciso experimentar. As carnes assadas acompanhadas por molhos de ervas, especiarias e vinhos são ótimas.'' Para Kátia, a alimentação deve ser prazerosa. ''É preciso associar comida boa com saudável. Com pratos saudáveis e gostosos é possível fazer uma mudança de estilo de vida.''
O chef Alexandre Gimenes ensina que as carnes de javali e avestruz são mais saudáveis porque possuem um teor de gordura menor. ''As pessoas as vezes não consomem porque não sabem como prepará-las. No caso de avestruz, por exemplo, pode-se utilizar todas as receitas feitas com filé mignon.''
Na receita preparada com javali a carne fica suculenta e macia. O purê de feijão branco, que ajuda a reduzir o colesterol, pode acompanhar também carnes de boi e porco. A salada de cogumelos frescos, ricos em ácido fólico, traz uma suavidade ao prato. O molho de vinho do Porto é mais saudável porque não leva manteiga em seu preparo e a geleia de blueberry dá um toque exótico.
Alexandre e Kátia ensinam que muitas vezes trocando ou diminuindo a quantidade dos ingredientes o prato torna-se mais saudável e saboroso. Por exemplo, ao utilizar mais ervas e especiarias é possível diminuir a quantidade de sal. Molhos à base de frutas frescas e castanhas agregam sabor aos pratos. A batata, a mandioca, o inhame, o cará, a ervilha, por exemplo, são fontes de carboidrato e podem ser preparados em forma de purês, cozidos, saladas, sopas. Experimentar diferentes combinações deve ser um hábito.
Lombo de javali com molho de vinho do Porto, purê de feijão branco e salada de cogumelos frescos: receita gostosa, bonita e nutritiva
Lombo de Javali
Ingredientes
● 1 lombo de javali (250 gramas)
Para marinar
● Vinho branco seco
● 2 dentes de alho amassados
● 1 galho de alecrim fresco
● Sal e pimenta do reino a gosto
*Deixar marinar por no mínimo duas horas
Modo de fazer
● Em uma panela com azeite de oliva selar a carne, levar ao forno (200 graus) de 25 a 30 minutos
Purê de Feijão Branco
Ingredientes
● 200 gramas de feijão branco
● 1 cebola pequena
● 3 dentes de alho
● 1 folha de louro
● Azeite de oliva
● Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Deixar o feijão de molho por no mínimo uma hora. Cozinhar com água, louro e um dente de alho amassado até ficar macio. Em uma frigideira fritar em azeite a cebola e os alhos bem picados, acrescente o feijão sem caldo e refogue. Tempere com o sal e a pimenta; bata o feijão até que fique na consistência de purê, se for preciso acrescente a água do cozimento. Passe por uma peneira e para finalizar acrescente azeite.