Cursos e Eventos

Nutricionista informa como variar o cardápio de vegetais

07 nov 2016 às 13:29

Os vegetais são uma rica fonte de vitaminas e minerais que, no entanto, muitas vezes acabam ficando fora do cardápio diário. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que apenas 18% dos brasileiros consomem a quantidade de 400 gramas diárias recomendada pelo órgão. "Muitas pessoas dispensam a salada por não gostar do sabor. Alguns também reclamam da textura e do cheiro", explica a nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Roberta Cassani.

O incentivo ao consumo da quantidade recomendada de vegetais ajuda a melhorar a qualidade da alimentação como um todo. Estudos internacionais sugerem que indivíduos que consomem mais frutas e hortaliças tendem a ingerir menos carnes, gorduras saturadas em geral e carboidratos refinados. "Além de diminuir a ingestão de alimentos calóricos, o consumo de vegetais, por seu alto conteúdo de água e fibras, promove, entre outros benefícios, a prevenção de doenças coronarianas, além de aumentar a saciedade, auxiliando no controle do peso", ressalta a especialista. Diante deste cenário, a Dra. Roberta listou 5 dicas para ajudar a inserir vegetais no seu dia a dia:


Variedade é o segredo!


Tente diversificar o modo de preparo dos vegetais. A variação de sabor, aparência e textura pode ajudar a aumentar a aceitação.


Abuse dos molhos


Sirva os vegetais acompanhados de maionese, ketchup, mostarda, mel e ervas para criar opções que agregam mais sabor aos vegetais. Um estudo realizado com 100 pessoas mostrou que a inclusão da maionese no preparo de legumes e verduras ajuda a aumentar o consumo de vegetais no dia a dia. Dos participantes, 92% passaram a consumir hortaliças ao incluir o ingrediente na refeição. É uma boa dica!


Gordura boa pode!


Inclua uma fonte de gorduras boas no prato. Azeites e maionese, por exemplo, associados aos vegetais, ajudam o corpo a absorver ainda mais os nutrientes desses alimentos.


Se é crocante, é gostoso


Acrescente crocância à salada, como torradas e castanhas. Para quem não gosta da textura, esse truque facilita a aceitação das folhas dos vegetais.


Use a criatividade!

Faça uma salada criativa. O prato não significa apenas alface e tomate. Você pode acrescentar pepino, cenoura, couve e outros tipos de folhas.


Continue lendo