Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comemoração mundial

No Dia do Macarrão quebre mitos sobre o consumo de massas

Redação Bonde
23 out 2012 às 10:17

Compartilhar notícia

- Divulgação/Isabela
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No almoço de domingo ele é o prato preferido. Além de delicioso, é pratico e criativo. Combina com legumes, queijos, carnes e até frutas. O macarrão é o nosso companheiro nos finais de noite e também quando queremos demonstrar nossos "dotes" culinários. Afinal, quem resiste a uma boa massa? É justamente por oferecer tantas vantagens, que o macarrão é homenageado no dia 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão.

A data é lembrada em vários países, entre eles Estados Unidos, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. O dia é comemorado desde 1995, a partir da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com produção de1.2 milhão de toneladas (dados de 2011), e faturamento na ordem de R$ 2 bilhões. O consumo de macarrão no Brasil é de 6,2 kg por pessoa, a cada ano. O maior consumidor mundial é a Itália, com 28 kg por habitante/ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Alimento saudável

Publicidade


O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária, afinal seus inúmeros cortes – só no Brasil são mais de 30 variedades - permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Por ser tão popular na mesa do brasileiro a massa também está envolta em diversos mitos.


Para celebrar o Dia Mundial do Macarrão sem culpa, fique atento às orientações da nutricionista Priscila Rosa, consultora da Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul. Ela esclarece alguns mitos que rondam o consumo de massas.

Publicidade


Com certeza o mito mais difundido de todos é que o macarrão engorda, por ser rico em carboidrato. Mas segundo Priscila, não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos. Entretanto, se consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o esse alimento resulta em mais energia para o dia a dia. A recomendação diária de consumo de carboidratos - indicado pelo Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde - é de 5 a 6 porções diárias.


O fato do macarrão não engordar já é uma boa notícia, melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer. O macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e com isso queime mais gorduras, ensina Priscila.

Publicidade


Para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM mais uma notícia boa: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.


"O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos "leves" a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais", finaliza a nutricionista.

Publicidade


Confira abaixo algumas sugestões para preparar o bom e velho macarrão de forma mais saudável. As receitas são da Cozinha Experimental da Isabela.


Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha

Publicidade


Ingredientes:


- 1 embalagem de Espaguete Bom Gosto Isabela
- 5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 2 cebolas médias, picadas
- 2 abobrinhas médias, em cubinhos
- 5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
- 500g de filé de salmão
- 2 dentes de alho, picados
- sal e alecrim a gosto

Publicidade


Modo de Preparo:


Comece preparando o salmão:


Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.


Recheio:


Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fica macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.


Massa:


Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.


Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.


Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.


Informações nutricionais:


Por porção: aproximadamente 270g


Valor calórico:


- 3.237 kcal (receita total)
- 540 kcal (porção)


Proteínas:


- 187,12g (receita total)
- 31,18g (porção)


Carboidratos:


- 397g (receita total)
- 66g (porção)


Gorduras:


- 91,33g (receita total)
- 15,22g (porção)



Gravatinha ao Pesto de Tomate Seco com Rúcula


Divulgação/Isabela
Divulgação/Isabela


Ingredientes:


- 1 embalagem de Gravatinha Com Ovos Isabela
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva
- 200g de tomate seco, picados
- 2 dentes de alho, picados
- 50g de nozes, picadas
- queijo parmesão, ralado
- 1 maço de rúcula
- Sal


Modo de Preparo:


Comece preparando o pesto de tomate seco:


Leve ao liquidificador, o azeite, o tomate seco, o alho, as nozes e bata até envolver bem todos os ingredientes. Acerte o sal e reserve.


Massa:


Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de tomate seco e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Polvilhe o queijo parmesão, acomode por cima as folhas de rúcula e sirva a seguir.


Informações nutricionais:


Por porção: aproximadamente 270g


Valor calórico:


- 3.703 kcal (receita total)
- 618 kcal (porção)


Proteínas:


- 76,7g (receita total)
- 13g (porção)


Carboidratos:


- 432g (receita total)
- 72g (porção)


Gorduras:


- 198g (receita total)
- 33g (porção)



Ninho ao Molho Rosé com Palmito e Alho Poró


Divulgação/Isabela
Divulgação/Isabela


Ingredientes:


- 1 embalagem de Massa Com Ovos Ninho Largo Isabela (500g)
- a gosto queijo parmesão ralado
- 8 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 4 alhos poró, em rodelas (utilizar somente a parte branca)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- a gosto sal, salsinha picada e pimenta-do-reino
- 250ml de polpa de tomate
- 1 colher (sopa) de catchup
- 3 dentes de alho, picados
- 300g de palmito, em rodelas
- 1 litro de leite


Comece preparando o refogado de alho poró com palmito:


Numa frigideira média, aqueça a 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, refogue 3 dentes de alho. Junte 4 alhos poró, 300g de palmito, deixe refogar por 5 minutos. Acerte o sal, mexa delicadamente e reserve.


Faça o molho rosé:


Numa panela média, aqueça as 2 colheres (dopa) de manteiga ou a margarina e doure 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 1 litro de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente 250ml de polpa de tomate, 1 colher (sopa) de catchup, acerte o sal, tempere com a pimenta do reino, mexa delicadamente e reserve.


Massa:


Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de rosé, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode o refogado de alho poro com palmito. Salpique salsinha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Receita: Salgada
Tipo: Prato Principal
Categoria: Massas longas - Ninho Largo
Preparo: Forno e Fogão
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Calorias: 632 calorias
Rendimento: 6 porções


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo