Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dicas

Na hora de comprar carne, todo cuidado é pouco

Agência Estado
25 jan 2010 às 16:20

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cozidas, assadas, grelhadas ou fritas, as carnes quase sempre fazem parte do cardápio diário do brasileiro. Mas é preciso ficar bem atento, pois os cuidados que você toma ao escolher a carne podem ser determinantes para garantir a qualidade da refeição e a saúde da sua família.

O primeiro cuidado deve ser tomado já no momento da escolha do estabelecimento (seja açougue ou supermercado) onde você vai comprar. ''A casa de carnes tem que ser limpa, totalmente azulejada e não pode ter cheiro de carne. Se tiver cheiro, é evidente que alguma coisa deve estar muito suja'', garante Marcos Guarda Bassi, especialista em carnes e churrasco. Ele recomenda ainda visitar a câmara interna do açougue e ver se os funcionários estão devidamente limpos. ''Devem usar luvas e estar com barba e cabelos bem cortados'', completa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros itens que garantem qualidade da carne são: procedência, boas condições de saúde e sanidade animal, além de higiene durante abate e armazenamento da carne. Uma maneira fácil e eficaz de obter essas informações em relação a carnes, pescado, leite, ovos e outros produtos de origem animal que são comercializados é verificar se ele possui o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). ''Esse carimbo é a garantia da carne e deve estar junto à peça. Se a peça for desmanchada, a etiqueta tem que ficar em cima do balcão à vista de todos. Do contrário, consumidor deve e questionar ao açougue a origem da carne e solicitar a etiqueta'', completa Nelmo Oliveira da Costa, diretor de Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, órgão do Mapa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Além das condições sanitárias, a marca do SIF garante até o bem estar do animal (durante criadouro) e abate humanitário (mínimo de sofrimento) nos matadouros e frigoríficos. Por último, também é bom atentar para a coloração da carne (evitando as escuras) e tomar muito cuidado com as pré-moídas. ''Elas sempre envolvem um risco ao consumidor. O ideal é pedir para moer uma peça de carne na sua frente'', finaliza Costa.

Publicidade


Dicas para uma compra segura


Compre somente carne que possui o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF)


Escolha o estabelecimento com cuidado e atente para a limpeza do ambiente, evitando açougues com cheiro forte de carne. Não esqueça de avaliar as condições de higiene dos funcionários.

Ao comprar a carne fresca, o alimento só deve ser resfriado se você for preparar e consumir em até 72 horas após a compra. No caso de períodos maiores, é melhor optar pelo congelamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo