Cursos e Eventos

Na cozinha, crianças aprendem muito mais que cozinhar

12 ago 2010 às 10:29

O que se pode ensinar às crianças na cozinha? ''Muita coisa'', diz o consagrado chef Celso Freire, que durante as férias de julho se dedicou a transmitir aos pequenos receitas fáceis e gostosas em uma oficina de culinária realizada no Shopping Mueller, em Curitiba. Celso Freire é dono do restaurante Guega e professor de cursos de gastronomia na capital paranaense.

Freire mandou um recado aos pais e professores: a culinária é uma atividade onde muitas lições são passadas, por isso, as crianças não precisam se afastar da cozinha, elas só precisam de supervisão. ''As escolas têm que aproveitar melhor a possibilidade da gastronomia. É genial'', comentou. Ele contou que começou a cozinhar ainda criança. ''Eu tinha que subir em um banquinho para alcançar as coisas'', recordou.


Nas aulas do Mueller, o chef mostrou que é fácil prender a atenção das crianças. Enquanto ensinava a preparar Ovos ao Forno, passava noções de higiene, segurança e organização. ''Tem que ser organizado. Eu mesmo sou um bom lavador de panelas. Quem faz comida tem que limpar também'', disse aos pequenos alunos atentos. ''Toda a vez que vai para a cozinha, tem que lavar as mãos'', avisou.


Pacientemente, o chef mostrou para as crianças como colocar as forminhas com os ovos em um forno, mas frisou que um adulto deve mexer no fogão e com facas e outros objetos cortantes.

Por fim, antes de oferecer o iguaria para os convidados, lembrou: ''Nós só colocamos coisas boas, então, se fizemos direito, com certeza ficou bom''. A criançada concordou.


Continue lendo