O pão de queijo é uma iguaria tipicamente brasileira, que hoje está presente em todos os cantos do País, e até fora dele. Ao lado do cafezinho, o pão saboroso e sequinho forma uma dupla imbatível para o café da manhã de milhões de brasileiros.
Sua origem é incerta. Contam que no século XVIII, em uma fazenda do interior de Minas Gerais, uma cozinheira resolveu misturar restos de um queijo endurecido à massa do biscoito de polvilho. E assim, diz a tradição, surgiu o pão de queijo. A receita tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. Outras versões atribuem a autoria da receita aos goianos.
Segundo os mineiros, servir o bom e velho pão de queijo é uma tradição que veio da roça. Sempre que amigos se encontravam na cozinha para jogar conversa fora, as 'comadres' serviam pãezinhos quentinhos, assados no fogão a lenha e preparados com ingredientes produzidos na própria fazenda.
Naquela época ninguém imaginava que a iguaria fosse um dia se tornar um produto comercial de sucesso. Atualmente, as famosas 'bolinhas' de queijo ultrapassaram os limites geográficos e já são exportadas para pelo menos 20 países. Mesmo assim, entre os mineiros ainda é tradição servir às visitas o pãozinho feito na hora, acompanhado por um café fresquinho!
Sempre fácil de fazer, a receita básica do pão de queijo leva ovos, polvilho, queijo mineiro ralado, óleo vegetal ou margarina e sal. Mas, com a criatividade da gastronomia brasileira, o famoso pãozinho ganhou novas – e não menos saborosas – versões. Para o especial deste final de semana selecionamos receitas para você aprender 15 formas diferentes de preparar essa delícia. Confira na galeria: