Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
De amassados a nutrientes

Mitos e verdades sobre os alimentos enlatados que todo mundo precisa saber

Redação Bonde
19 out 2015 às 10:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você com certeza já ouviu falar que uma lata amassada pode comprometer a qualidade dos alimentos, ou ainda que esse tipo de embalagem pode interferir na composição nutricional dos produtos. Mas, de acordo com informações da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), estas afirmações não passam de mitos. A associação reitera que as latas amassadas não comprometem a qualidade dos alimentos, e que os enlatados não levam conservantes e aditivos químicos, como a maioria das pessoas acredita.

Segundo Thais Fagury, engenheira de alimentos da Abeaço, com a evolução da tecnologia para embalagens, a lata de aço se tornou mais resistente, prática e segura. "Entre milhares de novos atributos desenvolvidos, dois merecem ser citados: o sistema de abertura e fechamento, facilitando o envase e o armazenamento de alimentos após abertos, e a criação da película interna flexível, que acompanha a deformação da embalagem e protege o conteúdo mesmo em caso de amassamento", conta Thais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra vantagem que merece destaque é que os alimentos envasados na lata de aço têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo sem necessidade de refrigeração, contribuindo para economia de energia. A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o produto por mais tempo na prateleira ou em casa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores, a Abeaço listou o que é mito e o que é verdade quando o assunto são os alimentos enlatados e as latas de aço. Segundo a associação, algumas informações ainda são novidades para muita gente. Confira:

Publicidade


1. Embalagem de aço é a melhor opção para o envase de azeite


Verdade. Uma pesquisa da Unicamp provou que a lata de aço é a melhor opção de embalagem para preservar o azeite e suas propriedades nutricionais. Diferente das outras embalagens transparentes, a lata de aço bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a oxidação do produto e comprometem a qualidade e sabor.

Publicidade


2. Alimentos enlatados são opções saudáveis


Verdade. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm melhor valor nutricional que sua versão in natura. A lata preserva naturalmente o sabor e todas as propriedades nutricionais dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Além disso, seu processo de fabricação destrói totalmente os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas.

Publicidade


3. Os produtos ficam protegidos na lata de aço


Verdade. A lata de aço impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram as propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, seu sabor, cor e consistência.

Publicidade


4. Lata amassada compromete a qualidade dos alimentos


Mito. Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas, pois indica reações químicas inadequadas para o consumo.

Publicidade


5. Latas enferrujadas podem causar tétano


Depende. A ferrugem faz parte do processo natural da degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde. Já o tétano é uma doença causada por micro-organismo que pode estar em muitas superfícies, principalmente no solo. Ou seja, qualquer material desde que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença.

Publicidade


6. Tomate em lata tem mais licopeno do que o tomate in natura


Verdade. O tomate enlatado possui três vezes mais licopeno do que o tomate tradicional, devido ao seu processo de cozimento dentro da própria lata. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.


7. Milho cozido em casa é menos calórico do que o milho enlatado


Mito. O milho enlatado é 40% menos calórico do que o milho cozido em casa.


8. Os alimentos enlatados são econômicos


Verdade. Os alimentos enlatados oferecem melhor custo-benefício, são saborosos, nutritivos e permanecem preservados por mais tempo, evitando desperdícios. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar os alimentos, pois eles não precisam de refrigeração.


9. Feijoada enlatada possui mais calorias do que a feijoada tradicional


Mito. Feijoada em lata é 30% mais leve do que a feijoada tradicional.


10. Alimentos enlatados não causam botulismo

Verdade. O bolutilismo não está relacionado à embalagem. É uma forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. Geralmente a doença está atrelada ao consumo de conservas caseiras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade