Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paixão mundial

Mama mia! Hoje é dia de festejar o macarrão

Redação Bonde
25 out 2010 às 10:19

Compartilhar notícia

- Divulgação Abima
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O macarrão é um alimento tão popular no mundo que ganhou, há 15 anos, uma data para ser festejado: 25 de outubro, Dia Mundial do Macarrão. O Brasil, que é o terceiro maior fabricante do mundo, ocupa a 12ª posição no ranking mundial e a 5ª colocação no ranking das Américas de consumo per capita, com 6,6 quilos/ano. Os maiores consumidores são Itália, com 28 kg por habitante/ano, e Venezuela, com 13 kg por habitante/ano.

De acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), o País tem um grande potencial para elevar o consumo de macarrão. Isso se deve à boa aceitação do produto nos lares brasileiros, ao preço baixo e às suas características nutricionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Cláudio Zanão, diretor presidente da Abima, o macarrão tem presença garantida na mesa do brasileiro, mas o que falta é fazer com que o consumidor prove outros formatos e novas combinações de massa alimentícia e molho. Só no Brasil são mais de 30 variedades. "A antiga receita dos tradicionais espaguete e fusilli com molho bolonhesa é deliciosa, mas acaba cansando", destaca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


O Dia Mundial do Macarrão foi criado durante o primeiro congresso mundial sobre o alimento, que reuniu os principais fabricantes do mundo em Roma, na Itália, em 1995. "Além de saboroso, macarrão é nutritivo e fácil de preparar. Ele também tem a ver com família e amigos reunidos em volta da mesa. É por isso que ele é uma paixão e faz a alegria de muita gente", destaca Claudio Zanão.

Publicidade


Massas secas


O mercado brasileiro de massas é representado por três categorias. As massas secas, do tipo espaguete, gravatinha e parafuso, representam 87% do consumo. O restante do setor é representado por 10% de massas instantâneas e 3% de massas frescas, do tipo ravióli e cappeletti.


A indústria brasileira produz 1,3 milhão de toneladas/ano, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos que produzem 3 milhões de toneladas e 2 milhões de toneladas, respectivamente. O setor, que no Brasil gera 25 mil empregos diretos, registrou em 2008 um faturamento de R$ 5 bilhões, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Nem mesmo a crise global, a dependência da importação de trigo e os reajustes no preço da matéria-prima sofridos nos últimos anos, afetaram a produção e o consumo no Brasil.


Serviço:
www.abima.com.br



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo