Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sabores para Mil e uma Noites

Livro adapta receitas árabes para tratar da saúde

Agência Anba
16 dez 2009 às 09:48

Compartilhar notícia

Quibe cru é um dos pratos do livro - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um livro de receitas com os sabores da culinária árabe voltadas para ajudar pacientes com doenças renais crônicas a seguirem sua dieta sem perder o as delícias do paladar. É este o objetivo do livro "A Cozinha e a Terapia Renal – Sabores para Mil e uma Noites", escrito por cinco profissionais da área da saúde, nefrologistas e nutricionistas, com a ajuda de dois chefes de cozinha especializados em culinária árabe e uma escritora.

A publicação traz 26 receitas dos principais pratos árabes, como esfiha e quibe cru, desenvolvidas especialmente para atender às necessidades nutricionais dos pacientes renais. O livro traz ainda a história da culinária árabe no Brasil, dicas de nutrição para pessoas com deficiências renais e um histórico de ingredientes e especiarias do Oriente Médio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a nefrologista Carmen Tzanno Branco Martins, diretora do Centro Integrado de Nefrologia em Guarulhos e da clínica de diálise Home Dialysis Center, em São Paulo, organizadora do livro, a comida árabe é bastante saudável, pois possui uma combinação adequada de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


De acordo com a médica, pacientes com doenças renais crônicas precisam seguir uma dieta com menos proteínas, sal, fósforo e gorduras. "Adaptamos as receitas para que tenham o frescor, a consistência e o sabor do original, mas cumprindo as restrições [da dieta do paciente]."

Publicidade


O livro faz parte de uma série de publicações voltadas aos pacientes renais. A série inclui ainda obras com receitas brasileiras e portuguesas, além de japonesas. Carmen conta que a idéia de incluir a culinária árabe neste cardápio surgiu devido à sua popularidade entre os brasileiros, com diversos restaurantes espalhados por todo o país.


Para manter o sabor dos pratos o mais próximo possível das receitas originais, os autores se dividiram em diferentes tarefas, nas quais os médicos indicavam as restrições da dieta, os nutricionistas apontavam as quantidades das substâncias a serem ingeridas e os chefes de cozinha substituíam temperos e ingredientes por outros similares.


Carmen destaca que todas as receitas foram testadas diversas vezes para garantir que seu sabor ficasse bem próximo ao da receita original. Segundo ela, o grupo elaborou os pratos para serem "uma comida que atenda a parte médica, mas mantenha o prazer da mesa".

Serviço:
A Cozinha e a Terapia Renal – Sabores para Mil e uma Noites
Organizadores: Carmen Tzanno Branco Martins e Elvino José Guradão Barros
RCN Editora


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo