Estima-se que existam no mundo 18 mil espécies de formigas, sendo que duas mil delas podem ser encontradas no Brasil, segundo o Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro). Parte deste contingente de insetos é considerado urbano e pode ser facilmente notado durante as estações mais quentes do ano, uma vez que o ciclo de desenvolvimento fica mais acelerado com as altas temperaturas e umidade.
De acordo com Adriano Barreiros, coordenador de Novos Negócios da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience, as formigas urbanas costumam formar seus ninhos atrás de azulejos, dentro de conduítes, frestas, fendas, armários e até eletrodomésticos. Barreiros destaca ainda que o cuidado deve ser redobrado nas cozinhas, onde a exposição de alimentos e resíduos costuma ser maior do que em outros lugares do lar.
Outro motivo para atenção na cozinha é devido as formigas atuarem, involuntariamente, no transporte de microorganismos e na proliferação de doenças, por se movimentarem facilmente por diversos ambientes. "É comum insetos saírem de locais contaminados para não contaminados, como ruas, lixos, onde buscam alimentos e voltam carregando microorganismos prejudiciais à saúde humana", alerta Barreiros.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Para prevenir e controlar a praga, o indicado é acondicionar corretamente os alimentos, manter o ambiente sempre limpo e realizar a aplicação de produtos específicos.
Serviço:
www.bayercropscience.com.br