Nenhum bolo é tão brasileiro quanto o bolo de fubá. Tradicional nas cozinhas mineiras e pernambucanas, a iguaria ganhou popularidade e chegou a todos os cantos do Brasil.
Fubá é uma palavra herdada dos africanos para designar farinha, nesse caso, a farinha obtida do milho, que era usada nas fazendas e senzalas para fazer pratos como angus, mingaus, pudins, broas e cuscuz. A partir do século XVIII, o milho ganhou lugar decisivo na alimentação brasileira, na forma do fubá (mais fininho) que consumimos hoje.
Na culinária mineira, principalmente nos cafés da manhã e da tarde das regiões que guardam mais a tradição, ou em ambientes que as simulam nos meios urbanos, o bolo de fubá é indispensável à composição da mesa. Nesses locais, a iguaria junta-se ao queijo, à goiabada, à geleia, ao doce de leite e ao café quentinho servido em bule de lata. Tudo feito em fogão e forno a lenha!
Já no Nordeste brasileiro, especificamente em Pernambuco, o fubá é um alimento presente nas mesas do litoral ao sertão. No período junino muitos pratos são produzidos a base desse ingrediente.
Seja pela simplicidade ou incrementado com outros ingredientes, o fato é que dificilmente alguém resiste a um bolo de fubá macio e cheiroso, que acabou de sair do forno! Se você é mais um fã desse quitute tão brasileiro, não deixe de conferir nosso especial deste fim de semana: são 12 receitas diferentes para você fazer (e apreciar) as melhores versões desse bolo com alma tupiniquim!