A gastronomia brasileira é rica e apreciada não só pelos filhos da terra, mas também por pessoas de todas as nacionalidades que passam por aqui. Falta-nos, entretanto, adequar nossas receitas culinárias, para que algumas delas não sejam tão calóricas e seus ingredientes não façam mal à saúde. "Com criatividade e conhecimento a cerca de alimentação saudável, podemos transformar muitos dos nossos pratos tradicionais em refeições magras, sem abrir mão do sabor e da tradição", defende a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.
A feijoada é um bom exemplo disto... Além do feijão preto, uma feijoada tradicional contém paio, costelinha, lombo defumado, carne seca, linguiça calabresa e várias partes do porco, todas muito saborosas e com uma grande quantidade de gordura saturada. Para acompanhar: farofa preparada na manteiga, torresminho e couve, que poderia salvar o prato, mas vem puxada na manteiga e com pedacinhos de bacon frito. "Esta delícia não sai por menos que 2000 calorias, num prato médio. Sem considerar a caipirinha, é claro!", diz a nutricionista do Citen, Amanda Epifanio.
"Além do alto valor calórico, a gordura saturada embutida em nosso prato mais tradicional é a nossa grande preocupação, uma vez que está relacionada à elevação do colesterol, com toda sua desastrosa conseqüência à saúde cardiovascular. O que precisamos adequar nesse prato, o excesso de gorduras, esbarra na grande dificuldade de que é justamente ela a fonte de todo o sabor da feijoada", diz a nutricionista.
E agora, não vamos mais comer feijoada? Vamos abolir para sempre a guloseima de nosso cardápio? Claro que não! "Vamos reinventar a feijoada, tão saborosa, mas muito menos calórica e mais magra. Não é sonho ou piada... Vamos deixar o preconceito de lado, de que tudo que é light não é saboroso, arregaçar as mangas e preparar uma deliciosa feijoada, adequada aos padrões de saúde dos dias de hoje", defende Amanda Epifânio.
Anote a sugestão do Portal Bonde para fazer uma feijoada 'magrinha' e saudável:
Feijoada light
Ingredientes
- 100 g de lombo congelado
- 150 g de lombo defumado
- 100 g de carne seca magra
- 100 g de bacon de pernil (sem a gordura)
- 150 g de feijão preto
- louro a gosto
- cheiro verde picado a gosto
- cebola picada a gosto
- dente de alho picado a gosto
- 1 colher (sopa) de margarina light sem sal
Modo de preparo
Deixe o feijão de molho na água de véspera. Em separado, deixe as carnes salgadas de molho em água, também de véspera, trocando algumas vezes a água durante este período. No dia, ferva as carnes salgadas e jogue a água fora. Ferva novamente. Se a água ainda estiver engordurada, basta colocá-la, já fria, no freezer ou geladeira. A gordura se solidificará na superfície, podendo ser facilmente removida com uma colher. Use esta água para o cozimento da feijoada e se for necessário acrescente mais água. Cozinhe o feijão, adicione um refogado feito em frigideira, com a margarina light, a cebola, o alho, o cheiro-verde, o louro e as carnes em pedaços. Verifique a quantidade de sal e sirva.
*Cada porção de 90 gramas contém 140 calorias.
Agora confira uma sugestão inusitada criada pela equipe do Citen:
Feijoada light 2
Ingredientes
- 1/2 kg de feijão preto escolhido e lavado
- 2 folhas de louro
- 1/2 laranja com casca
- 1 e 1/2 litros de água
- 1/2 cebola picada
- 1/2 frango defumado desfiado
- 250g de salsicha de peru em rodelas
- 250g de blanquet de peru cortado em cubos
- 250g de presunto de peru defumado
- 50g de ricota defumada (pedaço inteiro)
- Sal a gosto
- Cheiro verde a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão, o louro e a laranja com casca até que o feijão esteja macio. Em outra panela, adicione a cebola em 2 colheres (sopa) de água e deixe suar. Junte o feijão cozido, as carnes, a ricota defumada e cozinhe por 15 minutos. Ao final, acerte o sal, retire a laranja e a ricota, acrescente o cheiro verde e sirva em seguida.
*Cada porção de 200g tem 200 calorias
Aceite o desafio e comprove!
"Ao passar os olhos pela lista de ingredientes, muitos podem não acreditar em nossa promessa de feijoada ao identificar frango e ricota. Outros podem pensar que ‘isso’ não se parece com uma feijoada... Grande engano. A ricota defumada adicionada ao feijão e aos demais ingredientes durante o seu cozimento, confere a eles o sabor defumado típico dos ingredientes tradicionais", ensina a endocrinologista Ellen Paiva.
"Com este segredinho culinário, o frango defumado terá o mesmo sabor do lombo, o presunto de peru e o blanquet substituirão o paio e você poderá jurar que está comendo uma linguiça calabresa, no momento em que degustar a salsicha de peru. Pode acreditar, você nem sentirá falta da costelinha", diz a médica. Os ingredientes defumados dessa receita permitem que o sabor fique bastante próximo ao da feijoada tradicional, além de reduzirem pela metade a quantidade de gorduras e calorias.
Serviço:
www.citen.com.br