Cursos e Eventos

Faça seu próprio panetone e prepare delícias com ele

05 dez 2010 às 02:12

Símbolo gastronômico mais tradicional do Natal, o panetone se reinventa a cada final de ano. Além do pioneiro "frutas cristalizadas com uva passa", o mercado traz versões suculentas como chocotone, brigadeirão, cafetone, os recheados com mousse, trufa de vários sabores e ainda cobertos com chocolate. Para as crianças, o que chama atenção são as surpresas que acompanham as embalagens de algumas marcas. Tem ainda a versão familiar, com panetones de que pesam entre 2 e 4 quilos. Quem não quer sair da dieta não precisa se preocupar. O mercado tem várias versões light e até salgadas.

História


O panetone é um alimento de origem italiana. Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural, que garante uma consistência macia. O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura. Uma fatia de 80 gramas contém em média 280 calorias.


Várias lendas tentam explicar como a iguaria surgiu. A mais contada é uma história de amor. No século 15, um jovem milanês membro da família Atellini se apaixonou pela linda filha de um padeiro chamado Toni.


Como o homem não aprovava o namoro, o rapaz, para impressionar, disfarçou-se de ajudante de padeiro e inventou um pão naturalmente fermentado, com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar no formato diferente, que lembra uma cúpula de igreja.


O jovem presenteou o futuro sogro com o pão, que passou a ser vendido com sucesso. Primeiro como pão da padaria do Toni, depois como pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Outra versão diz que o pão de Natal foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, em 1395. E uma terceira lenda fala de um certo Ughetto, que resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar perto de sua amada Adalgisa, filha do dono, entre 1300 e 1400.


Fazendo seu próprio panetone


Mas se a ideia é preparar pessoalmente essas delícias para o Natal da família, o mais indicado é começar a preparar os panetones alguns dias antes, já que eles se conservam bem por até 2 meses, se você usar um essência antimofo.


Se você nunca fez um panetone, saiba que é uma experiência muito prazerosa e um bom exercício para os seus dotes culinários. Tem aquele prazer primário do fazer pão, do levedar, do amassar os ingredientes, moldar, enformar e sentir o aroma espalhar-se pelos ambientes enquanto o forno assa a massa. Tem aquela satisfação incomparável, orgulho mesmo, de ver pronto e pensar: "Fui eu que fiz"!


Se você ficou tentado a fazer seu panetone, arrisque-se! Encare a missão como uma atividade lúdica, coloque a criatividade para funcionar imaginando o panetone dos seus sonhos - recheios variados, coberturas diferentes, formatos originais, embalagens personalizadas - tudo como você quiser. Saia atrás dos ingredientes que você gosta, das formas que vai precisar, e mãos à obra. Não economize nos ingredientes, pois a regra básica é que bons ingredientes geram bons produtos, excelentes ingredientes, portanto... Afinal, é o seu panetone!


Para ajudá-lo, selecionamos algumas receitas especiais de panetone e outras delícias que você pode fazer com ele. Confira!


Panetone caseiro (tradicional)


Reprodução


Ingredientes:


Levedo:


- 1 colher de chá de açúcar
- 6 tabletes de fermento biológico
- 1 xícara de chá de água morna
- 1 xícara de chá de farinha de trigo


Massa:


- 4 ovos inteiros
- 12 colheres de sopa de açúcar
- 3 de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de banha
- ½ litro de leite morno
- 1 colher de café de sal
- 1 kg de farinha de trigo
- 400 g de frutas cristalizadas
- 250 g de uvas passas sem sementes
- 100 g de nozes picadas
- Essência de panetone ou raspas de laranja
- 1 colher de café de antimofo (opcional)
- 1 colher de sopa de óleo emulsificante (opcional)


Modo de preparo:


Primeiramente prepare o levedo. Em um refratário, misture o açúcar, fermento e a farinha de trigo. Junte aos poucos a água morna. Mexa bem até que vire um creme, cubra e deixe descansando até dobrar de volume. Para fazer a massa, misture a farinha de trigo (reservando um pouco), açúcar, sal, manteiga, banha, raspas de laranja ou essência de panetone, antimofo e os ovos levemente batidos.


Enquanto adiciona cada um dos ingredientes, misture bem. Junte o levedo, o óleo emulsificante e o leite, e misture com as mãos. Em uma superfície lisa e enfarinhada, sove a massa. Enfarinhe as frutas cristalizadas para não escorregarem na massa ao assar. Abra a massa e espalhe as frutas no centro. Enrole a massa e continue sovando para distribuir as frutas por todo o panetone.


Coloque a massa em formas de papel próprias para panetones, faça um corte com faca na superfície e deixe dobrar de volume. Leve ao forno aquecido a 150º C por 40 minutos e, a seguir, aumente o fogo para 180º C e asse por 10 minutos, ou até dourar.


Dica: o antimofo ajuda na conservação do panetone (2 meses), enquanto que o emulsificante dá leveza à massa.


Fonte:Receitas da Palmirinha


Panetone salgado


Reprodução


Ingredientes:


Massa:


- 1 kg de farinha de trigo Especial Fleischmann
- 1/2 colher de sopa de açúcar refinado
- 1/2 colher de sopa de purê de alho
- 1/2 colher de sopa de purê de cebola
- 1/2 colher de sopa de sal
- 150 gramas de manteiga sem sal
- 2 xícaras de chá de água morna
- 4 tabletes de fermento biológico fresco Fleischmann
- 5 gemas de ovos


Recheio:


- 1 cebola média picada
- 1/2 xícara de chá de cebolinha desidratada e picada
- 1/2 xícara de chá de salsinha desidratada e picada
- 100 gramas de azeitona preta picada
- 100 gramas de azeitona verde picada
- 100 gramas de milho verde cozido
- 2 colheres de chá de pimenta síria
- 200 gramas de queijo provolone cortado em cubos
- 250 gramas de presunto cozido sem gordura


Modo de preparo:


Dissolva os tabletes de fermento biológico fresco Fleischmann na água morna.
Adicione os outros ingredientes, coloque a água aos poucos e sove até obter uma massa lisa e enxuta. Misture o recheio à massa. Corte em unidades para fôrma de panetone média (550g), faça uma bola e coloque dentro da fôrma.
Deixe crescer até a massa ficar próxima da borda da fôrma. Dica Fleischmann: Antes de assar, faça um corte em cruz, coloque um cubinho de manteiga no centro do corte e polvilhe queijo ralado. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC por cerca de 40 minutos.


*Cada porção tem 133 calorias (fatia de 80 gramas)


Fonte: Fleischmann


Panetone de café e nozes


Reprodução


Ingredientes:


Massa:


- 20 gramas de fermento biológico para pão
- 2 ovos inteiros
- 3 copos americanos de açúcar
- 2 copos americanos de café coado bem forte
- 2 copos de leite morno
- 2 colheres de sopa de margarina
- 6 gotas de essência de panetone
- farinha de trigo até dar o ponto


Recheio:


- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite (usar a lata de leite condensado como medida)
- a mesma medida de café coado bem forte (usar a lata de leite condensado como medida)
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 xícara de nozes trituradas


Cobertura:


- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite (usar a lata de leite condensado como medida)
- a mesma medida de café coado forte (usar a lata de leite condensado como medida)
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de café solúvel


Modo de Preparo:


Massa:


Misture o fermento com o leite morno, duas colheres de açúcar e três de farinha de trigo. Aqueça a mistura por cinco minutos, desligue o forno e deixe crescer durante 20 minutos. Acrescente os ovos, a margarina, o café, o açúcar, o leite e as seis gotas de essência de panetone. Coloque farinha de trigo até a massa desgrudar das mãos e reserve.


Recheio e montagem


Numa panela, junte o leite condensando, o leite, o café coado, a margarina e o amido de milho. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.


Para montar o cafetone, abra a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Depois espalhe o creme já frio, as nozes picadas e enrole. Corte em pedaços pequenos e coloque em formas de papel untadas com margarina. A massa vai crescer em temperatura ambiente por cerca de duas horas.


Leve ao forno brando e vá subindo a temperatura aos poucos até assar. Leva cerca de uma hora.


Cobertura:


Junte numa panela o leite condensado, o leite, a margarina, o café coado e o café solúvel cozinhe em fogo baixo até engrossar. Cubra o cafetone e decore com grãos de café moídos e nozes picadas.


Fonte: Globo Rural


Chocotone


Reprodução


Ingredientes


Massa:


- 1 e 1/2 copo (do tipo americano) de farinha de trigo
- 2 copos (do tipo americano) de água morna
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 envelopes (20g) de fermento biológico seco
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de gemas de ovos
- 1 colher ( café) de sal
- 1 colher (sopa) de essência de panetone
- 1 colher (sopa) de mel
- 200g de margarina


Recheio:


- 6 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado ou em gotas


Modo de preparo


Misture os quatros primeiros ingredientes numa vasilha, e deixe descansar por aproximadamente uns 25 minutos. Enquanto isso coloque numa vasilha o restante dos ingredientes e misture bem, depois dos 25 minutos coloque os ingredientes que ficou descansando, sove bem a massa com as mãos, e deixe descansar por mais uns 15 minutos.


Recheio:


Depois desses minutos junte o chocolate picado e sove mais um pouco. Divida a massa em 3 partes, e coloque em forma de papel (molde para panetone) de 500g. Faça um corte em cruz com uma faca em cima do chocotone, cubra com um pano e deixe que aumente de tamanho. Leve ao forno médio por aproximadamente 50 minutos. Tire do forno e espere esfriar para poder embalar.


Dica:
Se quiser cubra o panetone com calda de chocolate para enfeitar.


Fonte: M de Mulher


Panetone light


Arquivo Folha de Londrina


Ingredientes:


- 2 colheres de sopa de açúcar magro
- 25 g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de essência de panetone
- 750 g de farinha
- 80 g de fermento
- 250 g de frutas cristalizadas
- 200 g de frutas secas
- 3 gemas
- 150 ml de leite
- 1 colher de sobremesa de raspas de limão
- 150 g de manteiga sem sal
- 1 colher de café de noz-moscada
- 100 g de nozes
- 1/4 colher de óleo
- 3 ovos
- 1 pitada de sal


Modo de preparo


Dissolva o fermento com o açúcar, junte o leite morno, 2 ovos ligeiramente batidos e 250g de farinha e bata rapidamente na batedeira. Deixe crescer até dobrar de volume enquanto prepara a massa básica.


Massa Básica:


Bata na batedeira a manteiga, o adoçante e as gemas à temperatura ambiente até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte 1 ovo, o óleo, a essência de panetone, as raspas de limão, a noz-moscada, a canela e o sal, e continue a bater até que esteja liso e brilhante. Depois junte ao outro preparado e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse o bolo até obter uma massa lisa, macia e enxuta. Misture as frutas, deixe-a descansar até dobrar de volume, aplique a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse até que estejam bem dourados.


Dica:
- 1 fatia panettone light com 80g tem em média 200 calorias (o tradicional chega a ter 300 calorias por fatia)


Fonte: Velhos Amigos


Tiramissú de panetone


Reprodução


Ingredientes


- 5 ovos (somente a clara)
- 2 e ½ (copo americano) creme de leite
- 400g queijo Mascarpone
- 3 colheres (sopa) açúcar
- 150g chocolate meio amargo em raspas
- ½ Panetone


Calda:


- 5 xícaras (café) café expresso
- 1 colher (sopa) Rum
- 3 colheres (sopa) Licor da café


Modo de preparo:


Bata as claras em neve até formar picos duros, junte o açúcar e bata por 3 minutos. Reserve.
Bata o creme de leite até obter consistência firme, junte o mascarpone e mexa, somente para emulsionar. Junte à mistura de claras e mexa delicadamente.


Montagem do prato:


Envolva uma forma inglesa em saco plástico e comece a montar camadas.
Comece com uma camada de creme e espalhe as raspas de chocolate.
Corte o panetone em fatias, molhe-as na calda e arrume sobre o chocolate, raspas e o creme de mascarpone. Repita a operação a cada camada.
No total são quatro camadas de creme e três camadas de panetone.


Fonte: Restaurante la pasta Gialla

*(Com informações da Máxima Comunicação e Correio Gourmand)


Continue lendo