Em clima de Copa do mundo o McDonald's lança, a cada Mundial, sanduíches que fazem referência a gastronomia de sete países. No evento que será realizado no Brasil a rede vai homenagear Argentina, Alemanha, Brasil, Itália, França, Espanha e Estados Unidos.
Durante sete dias, a equipe do Portal Trivela analisou os lanches e o sabor de cada um. Para tornar a informação mais justa, todos lanches foram consumidos na hora, no próprio restaurante, sem o risco de ocorrer alterações no sabor e apresentação de cada opção.
Os jornalistas do Trivela registraram as imagens de cada lanche, comparando as fotos dos lanches servidos pelo fast-food às utilizadas para divulgação do Mc Donald's. Confira a seguir, na íntegra, a análise feita pelo pessoal do Trivela:
McEspanha
Dia da semana: segunda-feira
Ingredientes: frango crispy, copa, maionese de oliva, mix de folhas, tomate e queijo com pimenta no pão especial.
"Se eu fosse fã de trocadilhos, diria que vai ter copa, sim, porque o McEspanha traz essa espécie de salame entre os seus pães, e é bem gostoso. O sanduíche é um dos dois que são preparados para o fã de frango. Bem, quem gosta de frango fica feliz com esse sanduíche, mas dá para questionar a escolha da carne. Afinal, a culinária espanhola é muito mais famosa por peixes, frutos do mar e porco do que por frango. Dava para fazer ressuscitar um hambúrguer de calabresa, como no McBrasil das duas últimas Copas (e, se você pensou "calabresa é italiana", leia o comentário do McArgentina). Bem, voltando ao McEspanha de frango, o queijo não chega a tomar conta da sua refeição, mas tem um gosto bem forte apimentado, que acaba ofuscando o sabor do molho com azeite. Se bem que, para mim, pimenta ofusca qualquer coisa. Não sou muito chegado em coisas apimentadas."
McAlemanha
Dia da semana: terça-feira
Ingredientes: carne suína em formato de costelinha, alface, queijo com pimenta, picles, cebola roxa e molho de mostarda alemã no pão especial.
"Vamos começar com a má notícia. É até surpreendente ver que o molho do McAlemanha tem base em mostarda alemã, porque não dá para identificá-la pelo sabor. Então, se você estiver sedendo por uma mostarda, pede para capricharem no molho ou leve algum para reforçar o lanche. Mas, independentemente disso, é um sanduíche muito bom. O hambúrguer oval de carne de porco é bem gostoso, e o sujeito que cuidava da chapa na unidade visitada pela Trivela estava inspirado no dia: torradinho por fora, dava realmente um toque diferente. É uma pena que o sanduíche é pequeno, porque os mais famintos talvez precisem de um segundo lanche para encher o estômago, mas vale a pena."
McFrança
Dia da semana: quarta-feira
Ingredientes: frango crispy, queijo emmenthal, tomate, mix de folhas, queijo ralado, cream cheese com ervas no pão especial.
"É o outro de frango, também crocante, e melhor que o do McEspanha. O McFrança parece uma floresta multicolorida com tanta salada. Não atrapalha o gosto, mesmo que você não seja fã desse tipo de comida. O queijo emmenthal (com tanto queijo famoso na França, por que pegar um suíço?), pelo menos no sanduíche que eu comi, estava frio e pouco derretido, o que pode ser negligência do responsável por montar o sanduíche. Curiosamente, não tem um gosto tão forte. Para compensar, o cream cheese deixa o lanche molhado e vale o investimento."
McItália
Dia da semana: quinta-feira
Ingredientes: polpettone, peperoni, queijo ralado e molho de tomate com manjericão no pão especial.
"Carne empanada com queijo derretido dentro e rodelas de peperoni em cima. Essa é uma daquelas misturas vencedoras da culinária, como carneiro com hortelã, arroz com feijão, guaraná com rodela de laranja ou purê com cachorro quente (aviso: essa última foi uma provocação gratuita aos leitores não-paulistanos). Por isso, o McItália ganha pontos. Ainda mais porque carne empanada com muito queijo dentro dá uma bela enchida no estômago, resolvendo o problema dos mais esfomeados. O que tira pontos é que o McDonald’s tem uma dificuldade já histórica em fazer algum molho de tomate com sabor supostamente italiano que convença. E isso desde o McBello e o McBuono. O molho do McItália até se esforça, mas tem uma cara de molho pronto de supermercado que incomoda. E olha que quem está comendo no McDonald’s não é de se importar tanto com comida de gosto industrializado."
McArgentina
Dia da semana: sexta-feira
Ingredientes: carne Angus, queijo cheddar, molho chimichurri, bacon, alface e tomate no pão especial.
"Argentina é igual a churrasco, e churrasco é igual a carne com gosto pronunciado. Pelo visto, não importa muito que tipo de carne é essa, mesmo que seja um Angus (de origem escocesa) ao invés do chorizo argentino. E, convenhamos, se você está comendo no McDonald’s não está ligando tanto para essas minúcias (e justamente por isso não era nada inviável fazer um hambúrguer de calabresa no McEspanha). Bem, digressões à parte, o McArgentina tem dois hambúrgueres de carne Angus, o que ajuda a reforçar esse gosto de carne no sanduíche como um todo. O problema é o molho. O tal chimichurri do McDonald’s não tem rigorosamente nada de chimichurri, muito mais um primo platino do vinagrete do que uma versão condimentada do "molho especial" do Big Mac. Como o pessoal caprichou no suposto chimichurri e praticamente esqueceu o bacon no lanche que serviu a reportagem da Trivela, ele acabou ofuscando o gosto de tudo, tornando o conjunto bastante decepcionante."
McEUA
Dia da semana: sábado
Ingredientes: carne Angus, molho barbecue, bacon, mix de folhas, picles e cebola crispy no pão especial.
"A série de sanduíches da Copa de 2014 do McDonald’s se chama "Favoritos" por supostamente indicar as seleções favoritas na Copa. Os Estados Unidos não são favoritos nem a passarem de fase, mas a presença na série é óbvia: o país é sempre favorito a ter o melhor lanche da promoção. Por quê? Oras, porque a lanchonete não precisava fazer esforço algum para criar uma receita com cara norte-americana. Se o pessoal estivesse com bloqueio mental, poderia simplesmente renomear o Big Mac de McEUA e todo mundo ia achar mais autêntico do que comer um um gumbo ou um corn bread em um restaurante no Bairro Francês de Nova Orleans. E o favoritismo se confirmou. Olha só a composição: hambúrguer de Angus, cebola, bacon e molho barbecue. É o McDonald’s jogando em casa, atuando com a torcida a favor e aproveitando todos os atalhos do campo. O responsável pela montagem do lanche consumido pela reportagem praticamente esqueceu o bacon, e mesmo jogando com um a menos deu para alcançar o objetivo e conquistar os três pontos. Sempre com muito trabalho e respeitando as ordens do professor, claro."
McBrasil
Dia da semana: domingo
Ingredientes: carne Angus, queijo emmenthal, alface, vinagrete e maionese no pão especial.
"Muitos lanches da Copa imploravam por um acompanhamento. Se você é um pouco mais esfomeado que a média, não vai conseguir comer apenas o sanduíche, uma batatinha e seguir com o dia. Não é o caso do McBrasil: são dois hambúrgueres enormes, maiores que o pão. Dá para literalmente comer pelas beiradas. Na primeira mordida, voltaram as memórias do último churrascão que eu frequentei, especialmente pelo gosto suave do vinagrete que divide a carne do pão bem macio. Devo ter dado azar, porque meu lanche veio com o hambúrguer meio seco, mas o molho compensou." (Fonte: Trivela)