O prazer de cozinhar, comer e servir faz parte do dia a dia de Remir Trautwein há muito tempo. Aquariano que se preze, está com os amigos sempre em volta para experimentar alguns dos seus quitutes. Cozinheiro de mão cheia, suas empadas ficaram famosas durante as edições dos cabarés do Filo até que há quatro anos chegou a hora de oficializar seu dom de ser ''empadeiro'' e abrir sua primeira loja, na Avenida Bandeirantes, esquina com a Jorge Velho, a Empadaria Nacional.
Com um cardápio recheado de delícias - como as empadas de brócolis e gorgonzola, carne seca com cabotiá, berinjela e calabresa com mandioca salsa, além das doces (beijinho, chocolate, banana, maçã, romeu e julieta) -, Remir lança a partir do mês de novembro uma novidade. A cada mês um salgado novo será incorporado ao cardápio para incrementá-lo e dar mais opções aos clientes, principalmente aos fiéis que vão à loja de duas a três vezes por semana.
No mês de novembro o ''convidado especial'' é a esfiha, que será feita nas versões carne e escarola com coalhada seca. A receita mexe com a sua memória afetiva, da época escolar, quando não via a hora do recreio para comprar as esfihas da Dona Grácia - inspetora da escola onde estudava em Cambará. Pelo muro quebrado da escola, muitas esfihas foram vendidas e a amizade era tanta que Remir acabou aprendendo a receita, que tem uma massa especial. ''Eu comia na boca do forno e além disso, o pé de limão rosa, ao lado de sua casa, dava o toque especial, na hora de saborear aquele salgado'', lembra com saudades e água na boca.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
O resultado é uma massa leve, sequinha na medida certa, com um recheio úmido, com toque de hortelã e limão, que torna praticamente irresistível não repetir a porção. A unidade custa R$ 3,50. Para o mês de dezembro, o próximo convidado especial será a coxinha - nas versões carne, frango e palmito.
E as novidades não param por aí. A segunda loja aberta na Rua Paranaguá, 1200, há pouco mais de dois meses, vai passar a comercializar produtos integrais agregando um novo conceito ao estabelecimento, que vai vender também produtos feitos com farinha integral, incluindo bolachas, tortas, bolos (em porções menores) e até empadas com massa de mandioca para os intolerantes ao glúten. Uma terceira loja também está sendo planejada para o Mercado Palhano em breve.
A simpatia em pessoa, Remir é daqueles indivíduos que um assunto puxa outro sempre alinhavado pela paixão pela gastronomia. Como a lembrança da avó materna Adolfina, que foi sua principal inspiração para criar os seus temperos em que valoriza os ingredientes naturais. E sem conseguir elencar aquilo que mais lhe dá prazer - entre cozinhar, comer e servir -, ele vai acertando em cheio e - intuitivamente - o paladar e a emoção daqueles que prezam pelo comer bem e ser atendido com atenção.
As duas lojas funcionam de segunda a sexta, das 12h às 20h e, aos sábados, das 11h às 19h. Encomendas pelo disque-entrega podem ser feitas pelos tel. (43) 3321-4033 (Av. Bandeirantes, 127) e (43) 3037-0015 (R. Paranaguá, 1.200).
A loja também abre espaço para exposição de artes visuais. No momento podem ser conferidos mosaicos de Cláudia Silva e Mikaela Lentini.
Recheio da esfiha de carne
Ingredientes:
- 700g de carne de boi moída
- 300g de carne de porco moída
- 8 tomates firmes sem sementes cortados em cubos
- 2 cebolas bem grandes picadas
- 1 maço de hortelã picado
- caldo de 1 limão (de preferência limão rosa)
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 pitada de canela
Preparo:
Misture todos os ingredientes e coloque o recheio cru na massa de esfiha para assar. Vale lembrar que a receita da massa, a Dona Grácia não autorizou divulgar.
Rendimento: 30 esfihas (tamanho lanche).