No início do mês a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, presentou uma nova variedade de maracujá durante a realização de um Dia de Campo em Ribeirão Preto (SP). Entre outras vantagens, a BRS Ouro Vermelho apresenta maior teor de vitamina C do que os frutos encontrados no mercado, além de apresentar maior resistência a transporte, coloração de polpa amarelo forte, maior tempo de prateleira, alto rendimento de polpa e maior longevidade da produção.
Desenvolvida pela Embrapa Cerrados com base no melhoramento e derivada de três matrizes selecionadas, a nova variedade produz em torno de 40 toneladas por hectare, nas condições de clima do Distrito Federal e pesam de 120 a 350 gramas. Tem sido observado que a nova variedade é a mais tolerante às viroses, sendo que em diferentes locais é também tolerante a doenças do solo, informam os pesquisadores.
De acordo com as áreas de avaliação, a BRS Ouro Vermelho pode ser indicada para altitudes de 376 a 1100 metros, com plantio em qualquer época do ano no processo de irrigação, em diferentes tipos de solo. É ideal para sucos porque apresenta melhor equilíbrio dos teores de açúcar e ácido.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
A nova cultivar está sendo apresentada pelo Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde frutos de mais duas variedades de maracujá, a BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado estão expostos.
A BRS Gigante Amarelo tem boa tolerância à antracnose e viroses, doença encontrada em todas as regiões do Brasil que cultivam maracujá e tem grande importância por surgir na parte aérea da planta. Ainda é tolerante a bacteriose. O plantio deve ser feito no período de maio a julho.
Já a BRS Sol do Cerrado é um híbrido de maracujazeiro para mesa e indústria. É tolerante a doenças como bacteriose, antracnose e virose.
As três variedades de maracujá serão lançadas no final de maio, com previsão de comercialização de sementes a partir de junho.
Onde encontrar sementes
A partir de junho os produtores interessados em sementes poderão fazer sua reserva no site www.campinas.snt.embrapa.br. um edital de oferta pública.