A estação das flores traz também dias mais luminosos e que se demoram para acabar, além de um frescor e uma leveza no ar. A mudança do clima reflete-se diretamente no comportamento das pessoas, seja no vestuário ou mesmo nas refeições, que passam a combinar com os aromas e a delicadeza da estação.
''A primavera pede pratos mais leves e coloridos'', ensina o chef Lucas Galhardo, que incrementou o cardápio do Bar e Restaurante Estação com um menu especial. Salada de folhas verdes com frutas, filé com mostarda e mel, espaguete al mare e petit gateau de chocolate branco com sorvete de conhaque são algumas das sugestões de Galhardo para esta época do ano. ''Para combinar com a estação, também investimos em um novo visual, mais colorido e bem informal, criando um clima mais descontraído'', complementa.
Como os dias mais longos são um convite à happy hour depois do expediente, o chef lembra que mesmo nos aperitivos é possível variar. Para o menu da primavera, ele criou o Blini de Caviar: uma massa (que lembra panqueca) bem aerada coberta com creme azedo e caviar. Mas o cardápio também oferece os petiscos básicos que não podem faltar a um bom bar e não dependem das estações do ano, como batata frita, medalhão de frango, carne seca e lula à dorê. Por serem frios, os sushis também voltam a figurar entre os mais pedidos. E a sequência de quatro massas por R$ 25 (oferecida às quartas-feiras) tem conquistado o público pela variedade de sabores.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
E é possível fazer um prato especial com ingredientes do dia a dia e dar a ele um toque requintado, como bem demonstra Galhardo com seu Frango a Provençal com Batatas Mal-Amassadas. O frango não demanda muito trabalho, fica suculento e extremamente aromático com manjericão, tomilho e alecrim. O adocicado do tomate seco equilibra a combinação. Já as Batatas Mal-Amassadas são simplesmente um purê com azeite ao invés de manteiga (o que confere mais leveza) e com pedaços de batata no meio, valorizando o sabor e a textura desse tubérculo.
Para quem acha que nem calor nem frango combinam com vinhos tintos, uma boa surpresa: o gerente e sommelier Antônio Celso Ferreira indica o Pinot Noir neozelandês Saint Clair Vicar's Choice para acompanhar o prato.
E mesmo a música ambiente também pode ser temática sem precisar incluir Tim Maia com o já batido ''É primavera...''. No Estação, o DJ André Marx embala as noites de sábado com novidades trazidas da capital paulista e da Europa.
Receita
Frango à Provençal com batatas mal-amassadas
Ingredientes:
- 1 peito de frango
- 2 batatas grandes
- 50g de tomate seco
- 50ml de azeite/ ervas frescas (manjericão, tomilho e alecrim)
- 10g de cebola picada
- 5g de alho bem amassado
- sal e pimenta moída
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com casca e deixe esfriar. Refogue a cebola em um fio de azeite, acrescente as batatas (já descascadas), amassando grosseiramente. A ideia é formar um purê, mas deixando alguns pedaços. Tempere com sal e pimenta a gosto. Corte o peito de frango em duas partes iguais. Tempere e sele cada uma das peças em um fio de azeite. Leve ao forno por alguns minutos para terminar o cozimento, com cuidado para não deixar secar demais. Corte em fatias grossas. Arrume o purê e o frango em um prato. Pique as ervas, corte o tomate seco em cubos bem pequenos e misture ambos ao azeite e alho. Aqueça esse molho e derrame sobre o frango e o purê. Se quiser, pode decorar com tomate cereja e salsa picada.